• Inicio
  • Notícias
  • Lu Bogo idealiza projeto para ajudar a combater o tabagismo na adolescência

Lu Bogo idealiza projeto para ajudar a combater o tabagismo na adolescência

Propositura foi apresentada na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 2

Data de publicação: 05/03/2015 18:17 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Lu Bogo idealiza projeto para ajudar a combater o tabagismo na adolescência
Lu Bogo idealiza projeto para ajudar a combater o tabagismo na adolescência

A vereadora Lucineis Aparecida Bogo (Lu Bogo – PR) é autora do projeto de resolução que institui a campanha “16 dias de ativismo no combate ao tabagismo na adolescência”, que será realizada anualmente, entre os dias 14 e 29 de agosto, sendo que este último é o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

O projeto prevê ainda uma comissão, composta por três vereadores, no mês de agosto, para organizar e idealizar as ações da campanha juntamente com a Escola Legislativa Paulo Freire. “O objetivo é promover palestras, exposições, debates e mesas de trabalho com a temática do combate ao fumo, bem como a formulação de propostas a serem apresentadas aos poderes executivos e legislativos”, afirmou Lu Bogo.

De acordo com a parlamentar, o tabagismo é a principal causa de morte evitável do mundo. Pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), em parceria com uma universidade dos Estados Unidos, relatam que uma a cada três pessoas acima de 18 anos é fumante no país. Segundo dados levantados pela vereadora, 130 mil pessoas morrem por ano devido aos efeitos do cigarro, 350 mortes por dia.

“Trabalhar com prevenção e desenvolver ações nas escolas, unidades de saúde, ambientes de trabalho, juntamente com medidas econômicas e legislativas, tem sido muito importante para mudar o comportamento da sociedade brasileira sobre o uso do tabaco”, defendeu a autora da proposta. “No Brasil, nove a cada 10 adultos que fumam iniciaram o vício antes dos 18 anos. Por isso a necessidade de abordar o tema com adolescentes, a fim de diminuir o número de usuários do tabaco e, consequentemente, as doenças”, completou.

O projeto recebeu pareceres favoráveis das comissões permanentes da Casa e estará na pauta da Sessão Ordinária desta segunda-feira, 9.