Reunião foi articulada por Ronei Martins, autor do projeto, e Darci Reis
O Espaço Cultural Vereador Milton Ferrari da Câmara Municipal de Limeira recebeu na tarde desta quinta-feira, 26, proprietários de postos de combustíveis e lava-rápidos para discussão sobre o projeto de lei, de autoria do vereador Ronei Martins (PT), que dispõe sobre a obrigatoriedade dos postos de combustíveis e lava-rápidos a instalarem equipamentos de recuperação e reutilização da água utilizada na lavagem de veículos para reaproveitamento com a mesma finalidade. A reunião foi articulada por Ronei e Darci Reis (PR).
A conversa focou nos métodos e questões relativas ao tempo necessário para que os postos se adequassem à lei, além dos custos dos equipamentos do sistema de reuso de água. Segundo Ronei, o encontro sanou dúvidas dos cidadãos que também apresentaram sugestões ao vereador, já acatadas para serem inseridas no substitutivo do projeto. “A lei não está fechada. Levamos ela para o debate, para receber as manifestações da comunidade. Assim, ao aprovarmos essa norma, não a deixaremos inoperante”, pontuou o parlamentar. “Depois de conversamos sobre a ideia do projeto e diante da crise hídrica que enfrentamos, chegamos a um consenso de que essa medida seja importante para ser adotada, com as devidas pontuações da população”, completou Ronei. Ele revelou que agendará, nos próximos dias, uma reunião na Odebrecht Ambiental para saber de que forma a concessionária pode colaborar com essa demanda que tramita na Câmara.
O projeto de Ronei estava na última pauta da Sessão Ordinária, mas sua votação foi adiada. Após a reunião com a Odebrecht, o autor da iniciativa reunirá as sugestões dos cidadãos e dos representantes da concessionária em um substitutivo, e readequará sua proposta. “Quando lançamos uma ideia na Câmara, queremos justamente que a população contribua com sua experiência e apresente sugestões e críticas. Antes de protocolarmos uma matéria, buscamos ouvir a sociedade, mas quando ela segue para ser votada, o debate é ampliado, o que é sempre muito positivo”, finalizou Ronei.