Projeto, de autoria da vereadora professora Érika Monteiro, foi aprovado na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 18
Projeto de lei aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal de Limeira cria a Campanha do Laço Branco, com o objetivo de envolver os homens nas atividades contra a violência de gênero, entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, anualmente. A matéria, de autoria da vereadora professora Érika Monteiro (PT), aprovada durante a Sessão Ordinária ocorrida nesta quarta-feira, 18, segue para ser sancionada pelo prefeito Paulo Hadich (PSB).
A professora, na justificativa de sua propositura, lembrou que a campanha foi criada por um grupo de homens canadenses, em resposta contra o massacre ocorrido na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá. Trata-se do episódio do homem que entrou nesta escola em 1989, matou 14 mulheres dentro da sala de aula e outras pelos corredores, porque não concordava com o fato de mulheres estudarem engenharia. “Assim, um grupo de homens canadenses se mobilizou para liderar a Campanha do Laço Branco, para mostrar que, embora existam homens que pratiquem atos de violência contra as mulheres, também há outros que repudiam qualquer tipo de violência contra elas”, afirmou a vereadora.
Segundo a professora Érika Monteiro, durante a primeira campanha, foram distribuídos 100 mil laços brancos no Canadá, entre 25 de novembro e 10 de dezembro, sendo que, no dia 25, celebra-se o Dia Internacional da Erradicação da Violência Contra a Mulher. “Vamos fortalecer essa ação em Limeira, para debater o assunto e fortalecer políticas públicas voltadas ao tema”, concluiu.