Conselho Municipal Antidrogas (Comad) será formado nos próximos dias 25 e 26, durante a realização da 1ª Conferência Municipal de Combate e Prevenção às Drogas, no Teatro Nair Bello
Para pontuar os objetivos do Conselho Municipal Antidrogas (Comad) e sua importância na cidade e serem fortalecidas políticas públicas no combate às drogas em Limeira, colaborando com as discussões que ocorrerão durante a realização da 1ª Conferência Municipal de Combate e Prevenção às Drogas, que ocorre nos próximos dias 25 e 26, no Teatro Nair Bello, a Câmara sediou nesta sexta-feira, 13, a Pré-conferência para antecipar informações quanto à organização das associações de bairros, clínicas e comunidades terapêuticas e grupo de autoajuda. Fazem parte da comissão organizadora da Conferência, os vereadores Dra. Mayra Costa (PPS), Wilson Cerqueira (PT) e Nilton Santos (PRB).
Segundo Dra. Mayra, a Pré-conferência agiliza o processo de formação do Comad e evita que, durante a realização da Conferência, dúvidas simples possam surgir e atrapalhar o andamento da atividade, já que se trata de um assunto que demanda muitas questões. Ela explicou que os assuntos pessoais não devem ser abordados, mas sim os coletivos. “A partir da eleição dos membros, é que poderemos atuar nas questões também individuais, de acordo com os grupos que estarão representados dentro do Comad”, disse.
Serão representados os setores da Polícia Militar, comunidades terapêuticas ou clínicas com atuação específica na área de dependência química, grupos de apoio a dependentes químicos, associações de moradores organizados, instituições de ensino, estudos e pesquisa, Diretoria Regional de Ensino, conselhos ou associações de pais e mestres dos estabelecimentos de ensino, Conselho Tutelar e movimentos de defesa ou organizações sociais.
A vereadora, por meio de slides, detalhou cada ponto da Conferência e também já esboçou como ela será. Na primeira noite, 25, às 18h, ocorre o credenciamento, na sequência, acontece a abertura oficial, das 19h às 19h30. A palestra com Marta Elena, assessora técnica da Coordenação de Políticas sobre Drogas (Coed), segue das 19h30 às 20h15. Na fase final da primeira noite da Conferência, será aberto espaço para o debate sobre as pontuações de Marta, a leitura e a aprovação do regimento interno da Conferência, e o encerramento, previsto para 22h.
Já na segunda noite, 26, a reabertura da atividade ocorre entre 18h e 18h30. Haverá palestra com o especialista em dependência química Marcio Servino, que também já atuou no Comad de Araraquara, das 18h30 às 19h30. A discussão dos grupos será reservada para o horário das 20h às 21h. Na hora seguinte, o espaço é para plenária e debate de resoluções dos grupos para aprovação do texto-base. A aguardada eleição do Comad está prevista para ocorrer a partir das 22h. Somente credenciados terão direito ao voto.
“Espero que o teatro esteja lotado. Vamos brigar e lutar juntos, porque é somente por meio da união de forças que nos engajaremos cada vez mais nesta causa. O coletivo é fundamental para a estruturação do Comad”, declarou Dra. Mayra.
Nilton Santos pontuou que a cidade só tem a ganhar com a efetivação do Comad. “Acreditamos na recuperação do ser humano e esse Conselho atuará neste sentido, sendo um importante mecanismo, dentro do município, no combate às drogas”, afirmou.
Wilson Cerqueira também reforçou a importância da criação do Comad. “O debate da Conferência vem das famílias e pessoas que sofrem com as drogas. Assim, a Câmara, que representa o povo, também colabora para que propostas do gênero sejam aplicadas e fortalecidas”, comentou.
Além de Cerqueira, Dra. Mayra e Santos, o vice-prefeito de Limeira, Antonio Carlos Lima, compôs a mesa de trabalhos da Pré-conferência, ao lado das representantes da Saúde Mental e Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), respectivamente, Ligia Costa de Oliveira e Renata Chiara.
Lima, durante sua fala, também enalteceu a consolidação do Comad e destacou que as drogas são um problema de saúde pública. “Neste sentido, o Executivo busca concretizar no município políticas públicas voltadas ao tema, como a reativação do Comad e também o trabalho que defendemos da regularização das clínicas, para que possamos criar posteriormente o Plano Municipal de Combate às Drogas”, finalizou.