Segundo o vereador, documento que chegou a ele garante que prazo de entrega dos resultados de exames de Papanicolau era de sete dias úteis; hoje, é de 50
Recentemente, uma denúncia chegou ao vereador Dr. Júlio (Democratas), motivada por um requerimento apresentado por ele, pontuando diversas situações de possível precariedade referentes à estrutura do Laboratório Municipal de Citopatologia, entre elas a de que o prazo de entrega dos resultados, após análise citopatológica, era anteriormente de sete dias úteis, sendo agora de 50. No final do ano passado, Dr. Júlio requereu dados acerca do total de exames de Papanicolau, responsável para diagnosticar precocemente o câncer de colo de útero, nos anos de 2013 e 2014, e também do prazo de entrega dos resultados após coleta.
“É inadmissível a demora na entrega de resultados, pois é preciso que os órgãos competentes atuem na prevenção de doenças, inclusive esta deve ser uma das prioridades em saúde pública, tanto municipal, estadual ou federal”, criticou Dr. Júlio. “Salienta-se que, em setembro de 2014, o Laboratório foi credenciado para ser referência regional, portanto, a demanda de exames e o tempo de espera tende a ser ainda maior”, ponderou.
De acordo com o documento que chegou ao vereador, o laboratório tem sido visto de forma quase informal, precisando de instrumentos de trabalho, principalmente como funcionários, computadores e internet com mais velocidade. “Com a habilitação do Laboratório Municipal de Citopatologia pelo Ministério da Saúde e a implantação do Siscan, o novo sistema, o problema ficou mais visível. Começaram os atrasos na conferência, coloração, digitação, entrega dos resultados, problemas no cartão SUS, problemas com nomes e endereços nas fichas de requisição de exames preenchidos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde)”, constou no documento que pontuou ainda que 80% dos casos positivos do câncer de colo de útero são de mulheres economicamente desfavoráveis e que “infelizmente a metade morre da doença todos os anos”.
Por fim, o documento informou que, em 2013, foram analisados 12.292 exames citopatológicos, enquanto que, em 2014, 11.272.
***Informações do Gabinete do Vereador Dr. Júlio (Democratas).