Erika Tank recebe resposta da Prefeitura
Por meio de um requerimento, a vereadora Erika Tank (PROS) questionou quais estudos são feitos para a disponibilização de vagas específicas para motocicletas nas áreas em que existam estacionamentos denominados Área Azul. A dúvida surgiu após alguns munícipes indagarem sobre a proporção estabelecida para vagas desse tipo na região da Santa Casa, que desde setembro passou a contar com o estacionamento rotativo.
Em resposta encaminhada ao gabinete da vereadora, a diretora de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Camila Moreno de Camargo, informou que não há regulamentação que determine um percentual a ser atendido para disponibilidade de vagas especificas para motocicletas. Segundo ela, os locais são sempre analisados pela equipe de Engenharia de Trânsito, que avalia, dentre outros aspectos, as interferências no tráfego, local, as regulamentações preexistentes na via e a existência de vagas do mesmo tipo em local próximo.
No documento, a vereadora questionou qual a proporção estabelecida de vagas para motos nas novas áreas abrangidas. “No caso da ampliação da Área Azul, procurou-se disponibilizar de forma equilibrada tais vagas, levando-se em consideração as concentrações de comércios e serviços que normalmente necessitam deste tipo de vaga. Outro critério foi aproveitar as ‘sobras’ de espaço entre, por exemplo, uma guia rebaixada e uma vaga comum”, informou Camila.
Erika sugeriu, ainda, a possibilidade de se fazer um estudo para elencar a real necessidade de vagas específicas para motos em todas as regiões da Área Azul e ampliá-las em locais onde haja maior demanda. Para a diretora de Trânsito, esse estudo pode ser executado, mas seria importante que os locais de maior demanda fossem indicados. “O Departamento de Trânsito trabalha a partir das solicitações que chegam através do 156 e processos administrativos motivados por munícipes”, reforçou.
A vereadora informou que irá encaminhar, por meio de indicações, alguns dos locais elencados. “Motociclistas têm dificuldades em encontrar vagas suficientes para estacionarem, alegando que as existentes são insuficientes, por isso estamos buscando formas para solucionar esse problema”, afirmou Erika.
***Informações do Gabinete da Vereadora Erika Tank (Pros).