Erika Tank se inteirou da situação da região
No início desta semana, a vereadora Erika Tank (Pros) teve acesso, por meio das redes sociais, a um problema envolvendo a presença de escorpiões no Residencial Recanto dos Pássaros. Segundo informações, uma criança teria sido hospitalizada, o que fez com que a parlamentar buscasse informações sobre a situação.
Após entrar em contato com a Prefeitura, uma reunião foi agendada para tratar dos assuntos relativos ao controle de animais peçonhentos, bem como melhorias estruturais e o fortalecimento administrativo do condomínio. “Como a administração do condomínio não compete à Prefeitura, é válido estarmos no local para reforçar e estimular a organização comunitária, além de solucionarmos os problemas envolvendo a presença desses escorpiões e evitar focos de dengue”, afirmou Erika.
Na manhã de quinta-feira, 22, os secretários Marcelo Coghi (Serviços Públicos) e Alex Rosa (Obras e Urbanismo) estiveram no local com a vereadora para vistoriarem quais melhorias deveriam ser feitas. Foram acompanhados pelo chefe de Fomento Habitacional da Secretaria de Habitação, Maxwell Ferreira de Campos, e pelos servidores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Júlio César do Amaral e Silvana Conrado da Silva Ramos.
Foi elencada a necessidade de haver mais coleta de lixo, que atualmente acontece uma vez por semana. Segundo o secretário de Serviços Públicos, a ação será intensificada e ocorrerá com mais frequência. Além disso, os agentes do CCZ disseram que orientam os moradores para que coloquem cloro nos ralos pelo menos duas vezes por semana, além de não deixar nenhum recipiente com água parada. A vereadora sugeriu, então, que as ações de conscientização sejam também realizadas pelos agentes do Programa Saúde da Família do bairro. “Com as visitas que esses agentes realizam, seria mais fácil termos acesso aos apartamentos para orientar a população sobre os cuidados a serem tomados para que não haja presença de animais peçonhentos”, completou.
Erika reforçou ainda que o Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) pudesse elaborar um curso para os moradores aprenderem a fazer as chamadas “cobras de porta” para servir como bloqueio aos animais peçonhentos. Além disso, ações sociais com as crianças do condomínio foram sugeridas pela vereadora como forma de conscientização.
A Secretaria de Habitação faz um acompanhamento semanal com plantão técnico social no residencial, onde os moradores são orientados sobre adequações, reparos e informações sobre a administração do condomínio. Para Alex Rosa, neste momento é importante que os moradores fortaleçam o condomínio para fazer as melhorias necessárias no residencial.
A vereadora julgou a visita como satisfatória. “Acredito que assim conseguiremos amenizar o impacto da presença desses animais peçonhentos que nesta época do ano se proliferam caso não tenhamos atenção redobrada”, afirmou.
***Informações do Gabinete da Vereadora Erika Tank (Pros).
Créditos da Imagem (em anexo): Michele Pampanin