Requerimento foi redigido a pedido do vereador junior Gabriel Ragazzo
A vereadora Prof.ª Érika Monteiro (PT) solicitou ao Poder Executivo, por meio do Requerimento nº1063/2014, apresentado na Sessão Ordinária de 24 de novembro, informações referentes ao ensino de xadrez nas escolas municipais. A vereadora desejava saber se a Prefeitura possui algum programa de ensino de xadrez nas escolas do município e, em caso negativo, se haveria previsão de desenvolvimento do projeto.
De acordo com a parlamentar, o xadrez é um jogo de estímulos e respostas para problemas de ordem cognitiva do jogador. Pedagogicamente, o xadrez faz parte do curricular escolar básico de dezenas de países. “Vários projetos oficiais apontam melhorias evidentes sobre alguns aspectos, tais como: memória, imaginação, concentração e inteligência. Mais recentemente, na Venezuela, o Ministério da Educação apresentou conclusões significativas sobre um programa intitulado Projeto Xadrez: como os avanços alcançados no campo intelectual tendem a manter-se no tempo", pontuou.
Em resposta encaminhada pela Secretaria de Educação, assinada pelo secretário de Educação, Prof.º Dr. José Claudinei Lombardi, Érika Monteiro foi informada de que a Prefeitura não possui um programa específico de ensino de xadrez nas escolas municipais, no entanto, o currículo vigente, em especial o da disciplina de Educação Física, prevê para os alunos do ensino fundamental o trabalho com jogos de raciocínio, como xadrez, damas e dominó. No documento, o secretário ressaltou que, com o ingresso na rede municipal dos professores especialistas de Educação Física, os conteúdos desenvolvidos a partir dos jogos de raciocínio foram potencializados.
Além disso, em 2015, quatro escolas que fizeram a opção pelo programa Mais Educação terão oficinas de xadrez, são elas a EMEIEF Profª Egle Maria Ciarrochi, o CEIEF Gov. Mario Covas, a EMEIEF Prof. Noedir Tadeu Santini e a EMEIEF Maria Ap. Machado Julianelli.
A vereadora disse que está satisfeita com a resposta, considerando-a positiva, “pois não são somente as habilidades mentais que melhoram com o desenvolvimento do jogo, mas outras habilidades, como perseverança, capacidade de estudo, autoconhecimento, organização pessoal, motivação e ambição. Todo esse processo faz parte da construção do indivíduo e, como jogo, o xadrez pode ser uma forte ferramenta para facilitar esse caminho”, completou Érika Monteiro.
***Informações do Gabinete da Vereadora Prof.ª Érika Monteiro (PT).