• Inicio
  • Notícias
  • Limeira deverá ter semáforos adaptados para pessoas com deficiência visual

Limeira deverá ter semáforos adaptados para pessoas com deficiência visual

Informação chegou ao gabinete da vereadora Erika Tank

Data de publicação: 05/01/2015 16:53 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Limeira deverá ter semáforos adaptados para pessoas com deficiência visual
Limeira deverá ter semáforos adaptados para pessoas com deficiência visual

Algumas das principais vias de grande circulação de Limeira deverão contar, nos próximos meses, com semáforos que emitem sinal sonoro para orientação de pedestres com deficiência visual. A informação foi encaminhada pela Secretaria de Mobilidade Urbana como resposta a um requerimento da vereadora Erika Tank (PROS).

Por meio do Departamento de Trânsito, a Secretaria afirmou que já foi dada ordem de serviço para instalação das botoeiras sonoras na área central, bem como de outros mecanismos que visam melhorias na rede semafórica como lâmpadas tipo LED, iluminação de travessias de pedestres e no-breaks. “Os serviços encontram-se em andamento e tão logo devemos ter as botoeiras em funcionamento”, informou no documento a diretora de Trânsito, Camila Moreno de Camargo.

Em junho do ano passado, a vereadora apresentou um requerimento questionando sobre a possiblidade de implantação desse mecanismo e a Secretaria afirmou que estaria providenciando a instalação desses equipamentos dentro das possibilidades contratuais vigentes. Em dezembro, a vereadora apresentou um novo requerimento buscando informações sobre qual estágio se encontrava essa implantação. “Temos uma necessidade cada vez maior desse tipo de semáforos na cidade. A solicitação foi, inclusive, tema debatido no Conselho Municipal do Idoso em reunião que participei no início do mês passado”, afirmou Erika.

Essas botoeiras fornecem um código sonoro através de bipes intermitentes que informam que o verde do pedestre está ativado. Para Erika, será um importante passo para a inclusão efetiva. “Minimizamos, assim, os riscos não só dos deficientes visuais que trafegam por vias movimentadas, mas também de idosos que se beneficiarão desse sistema para uma travessia mais segura”, concluiu.

 

***Informações do Gabinete da Vereadora Erika Tank (Pros)