• Inicio
  • Notícias
  • Vereadora professora Érika Monteiro (PT) recebe resposta sobre curso de LIBRAS

Vereadora professora Érika Monteiro (PT) recebe resposta sobre curso de LIBRAS

Requerimento foi apresentado na Sessão Ordinária de 10 de novembro

Data de publicação: 19/12/2014 11:05 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


A vereadora professora Érika Monteiro (PT) questionou, por meio do Requerimento 1037/2014, se a Prefeitura de Limeira oferece algum tipo de capacitação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para os servidores público municipais.

Segundo a parlamentar, “em um mundo cada vez mais globalizado e interligado, ainda vivemos uma realidade de exclusão e discriminação com pessoas com alguma deficiência, sendo de suma importância que o servidor público seja capaz de se comunicar com todos”.

A vereadora explicou que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida no Brasil como meio de comunicação da comunidade surda brasileira por meio da Lei n° 10. 436/2002. Com isso, os surdos que ocupam os mesmos espaços sociais que os ouvintes adquiriram o direito de poderem se comunicar em sua própria língua. “No entanto, para que isto ocorra, também é preciso que mais e mais pessoas sejam fluentes em Libras”, completou.

O gabinete da vereadora professora Érika Monteiro recebeu, em 2 de dezembro, resposta assinado pela presidente interina do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), Paula Bortolan Bocaiuva Forster, informando que a autarquia ofereceu o curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, do Governo Federal. Foram formadas duas turmas, com carga horária de 6 horas semanais, com duração de 28 semanas, totalizando 168 horas.

Além disso, por meio do Centro Educacional João Fischer Sobrinho – Área de Surdez, o curso de Libras foi oferecido aos servidores lotados no Serviços de Proteção Social Especial que atendem diariamente pessoas com deficiência. Paula ainda ressaltou que o curso foi planejado e ministrado pelos próprios funcionários que atuam no Centro Educacional.

 

*** Informações do Gabinete na Vereadora Érika Monteiro (PT).