Intermédio foi do gabinete da vereadora Erika Tank (Pros); agora, discussão poderá ser levada às escolas
Já há algum tempo, a vereadora Erika Tank (Pros) tem inserido na pauta das discussões do Poder Público o trabalho desenvolvido pela Associação dos Médicos Veterinários de Limeira (Amvel), com foco na proteção dos animais e prevenção às zoonoses, tratando a temática como saúde pública. Nesta quinta-feira, 18, após solicitação da Amvel, o município foi o primeiro do Estado de São Paulo a receber 15 mil exemplares da cartilha “Cuidar de Animal não é Brincadeira!”, do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP). O intermédio junto à Prefeitura para que o material chegasse à cidade foi de Erika Tank e a ação possibilitará que o assunto seja discutido nas escolas.
A diretora de proteção e bem-estar animal, Giuliana Clarice Mercuri Quitério Buzolin, avaliou que a cartilha chegou no momento oportuno, já que o Departamento de Proteção e Bem-estar Animal, embora já tivesse um projeto desenvolvido acerca do assunto, poderá implantá-lo de forma mais ágil. “Estávamos nos programando para elaborarmos a cartilha no ano que vem, mas agora, com o envio desse material pelo CRMV-SP ao município, já poderemos empregá-lo”, disse. De acordo com ela, serão articuladas parcerias com a Secretaria de Educação para que seja inserida no conteúdo programático das escolas municipais a posse responsável. “E isso será possível, pois a cartilha trabalha de forma muito apropriada com o tema”, completou.
Erika Tank explicou que, além da parceria com as escolas municipais, haverá diálogo com a Secretaria de Estado da Educação para que as escolas estaduais também possam atuar nesse sentido. Erika disse que as tratativas estão ocorrendo via gabinete do vereador professor José Farid Zaine (Pros) e Centro do Professorado Paulista (CPP).
AMVEL
A associação participou, em outubro, na Pet South América, do lançamento oficial da cartilha “Cuidar de Animal não é Brincadeira!”. “Visto a riqueza do material, a associação de Limeira foi a primeira cidade do Estado de São Paulo a solicitar e receber 15 mil exemplares da edição número um”, pontuou nota enviada pela Amvel que, nesta quinta-feira, 18, entregou parte das edições do material ao Departamento de Proteção e Bem-estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente, e Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde.
De acordo com a nota, emitida pelo diretor social da Amvel, Vinicius Albertin, que assumirá a presidência da associação no próximo ano, atualmente ocupada por Mauricio Etechebere, que é também ouvidor do CRMV-SP, o material também estará disponível para os médicos veterinários e as ONGs de Proteção Animal devidamente registradas no CRMV e demais órgãos públicos municipais, estaduais e federais.
Em setembro, por meio de um projeto de decreto legislativo de autoria de Erika Tank, Etechebere e Albertin receberam da Câmara Municipal de Limeira o título “Médico Veterinário Padrão”.