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Presidência da Câmara realiza balanço das atividades desenvolvidas

Em coletiva de imprensa, Ronei Martins (PT) destacou gestão transparente e participação popular

Data de publicação: 12/12/2014 12:08 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Presidência da Câmara realiza balanço das atividades desenvolvidas
Presidência da Câmara realiza balanço das atividades desenvolvidas

A Presidência da Câmara Municipal de Limeira, em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira, 12, apresentou um balanço geral das atividades que desenvolveu nestes dois anos de gestão. A Mesa Diretora do Legislativo é formada pelo presidente Ronei Martins (PT), vice-presidente professor José Farid Zaine (Pros), secretário Nilton Santos (PRB) e segundo secretário José Couto de Jesus (Totó do Gás – PSC).

Para Ronei Martins, houve um empenho para que falhas não ocorressem, reconhecendo que, a partir delas, também buscou aperfeiçoar o trabalho no Legislativo, tanto internamente quanto no atendimento ao público. Ele destacou que todas as ações desenvolvidas em sua gestão buscaram eficiência e transparência, democratizando os serviços da Câmara. “Investimos nos servidores por entendermos que eles são a cara desta Casa de Leis e que, assim, a população, quando busca alguma informação, é contemplada com um atendimento de mais qualidade”, disse ele.

Além do investimento no servidor do Legislativo, Ronei destacou ações que permitiram a participação popular na política, de forma mais intensa, como a Escola Legislativa Paulo Freire que realizou diversas ações para os estudantes e a comunidade em geral desde que foi criada, em 2013, a Pauta Eletrônica que passou a disponibilizar, semanalmente, as pautas da Ordem do Dia dos vereadores no site da Câmara, e a Ouvidoria Parlamentar. “Neste caso, concluímos que a Ouvidoria é um mecanismo muito importante para dialogar com o cidadão, mas está em processo de adaptação ainda, visto que ela tem um pouco mais de um ano desde a sua criação. Pouco a pouco a população vai conhecendo o seu serviço, para participar mais do Legislativo”, ponderou.

O sinônimo para a sua gestão frente à Câmara, de acordo com Ronei, seria a participação popular. “A participação dos cidadãos nas ações que ocorrem no Legislativo é essencial e por isso, em nossos projetos, sempre buscamos que isso fosse intensificado”, completou o presidente.

 

Veja quais foram as principais ações da Presidência no biênio 2013 / 2014:

 

 

GESTÃO EFICIENTE DOS RECURSOS PÚBLICOS

 

Infraestrutura

Com o aumento no número de vereadores, de 14 para 21, foi necessária uma “gestão inteligente dos recursos existentes”, conforme definição do próprio presidente, para que o atendimento dos gabinetes ao público não fosse prejudicado, pois toda a estrutura física e administrativa do legislativo teve que ser ampliada para se adequar a esta mudança.

 

Valorização dos trabalhadores

O projeto de equiparação dos salários dos funcionários concursados da Câmara foi apresentado na primeira Sessão Extraordinária realizada em 2013, logo na segunda semana desta legislatura e aprovado por unanimidade.  Antes, não havia um aumento real de salários e nem plano de carreira. Com esta gestão, além do aumento nos salários, entre 30 e 60%, dependendo da função, e da aprovação do plano de carreira, também foi instituído o vale-alimentação.

“Logo no início da gestão, um dos nossos principais objetivos foi valorizar os funcionários desta casa, fornecendo a eles qualificação, além do reconhecimento profissional e salarial’, destacou Ronei.

 

Revisão de contratos e editais de licitações

Nesta gestão, houve a preocupação com a revisão dos contratos existentes e licitações em andamento. A partir disso, vários editais foram revogados, enquanto que outros foram readequados. Alguns exemplos:

  • Construção do prédio anexo da CML (readequado);
  • Aquisição de sistema de controle de veículos (revogado);
  • Elaboração do novo site da CML (revogado);
  • Montagem de salas com paredes de gesso (revogado).

 

Responsabilidade Social: Central de Penas

Parceria inédita com o Poder Judiciário, a Presidência da Câmara Municipal de Limeira celebrou convênio com a Central de Penas Alternativas. Com esta iniciativa, o Poder Legislativo passou a receber os serviços de pessoas que cumprem penas alternativas encaminhadas pelo órgão.

 

Outras importantes parcerias e convênios:

  • PARLAMENTO REGIONAL - PRAUP
  • INTERLEGIS
  • FUNAP
  • UNIMEP
  • ETEC TRAJANO CAMARGO
  • ISCA
  • FAAL
  • FACULDADE ANHANGUERA
  • RECEITA FEDERAL

 

Avaliação patrimonial

Ao invés de contratar uma empresa terceirizada para fazer a avaliação patrimonial da Câmara (o custo era de cerca R$ 70 mil), a Presidência qualificou dois funcionários efetivos que fizeram todo o processo. “Hoje, todo o patrimônio da instituição está catalogado, sendo que são realizados inventários periódicos. Isto demonstra o cuidado com a coisa pública”, comentou Ronei.


Cadastro de Fornecedores

O Cadastro de Fornecedores garante a ampliação do quadro de empresas que apresentam produtos e serviços para a Câmara, o que oferece mais transparência ao processo de contratação, ampliando a concorrência e reduzindo o valor médio das compras.

Interessados em fornecer produtos, materiais, prestar serviços e executar obras para a Câmara, nas modalidades licitatórias previstas em lei, passaram a efetuar o cadastro pelo Portal do Legislativo: www.limeira.sp.leg.br.

 

Pregão Presencial

O pregão é a modalidade de licitação destinada à aquisição de bens ou serviços comuns, qualquer que seja o valor estimado, em que a disputa pela prestação ou fornecimento do serviço é realizada em sessão pública, por meio de propostas de preços escritos, entregues em envelopes lacrados e lances verbais. Este é mais um mecanismo que busca ampliar a concorrência, visando a redução nos valores médios de compra.

 

 

 

 

PARTICIPAÇÃO POPULAR

 

Colégio de Líderes

O Colégio de Líderes foi criado para garantir mais democracia e participação na definição das pautas das sessões, entre outras decisões que envolvam o Poder Legislativo e é composto pelos líderes dos blocos partidários.

 

LÍDER

BLOCO PARTIDÁRIO

RONEI MARTINS

PRESIDENTE DA CÂMARA

MIGUEL LOMBARDI

PR / DEM / PPS / PSD

JU NEGÃO

PT / PSB / PSC

JORGE DE FREITAS

SD / PROS / PSDB / PRB / PMDB

WILSON CERQUEIRA

LÍDER DO GOVERNO DA CML

 

Antes do Colégio de Líderes, o presidente escolhia por si só os projetos que seriam votados durantes as sessões. Agora, ele, ao lado dos líderes, decidem juntos.


Pauta Eletrônica

No caso da Pauta Eletrônica, houve economia e incentivo para que as pessoas tivessem acesso à pauta de forma mais intensa.

Antes, havia o consumo de 2,5 toneladas de papel a cada biênio, o que significa dizer o mesmo que 50 árvores derrubadas. Mas o ponto que mais chama a atenção, segundo Ronei, é o fato de que apenas 14 vereadores tinham acesso, com antecedência à integra dos projetos que eram debatidos na sessão. “Com a criação da pauta eletrônica, além da preservação do meio ambiente, toda população passou a ter acesso à íntegra dos projetos votados nas sessões com antecedência”, pontuou.

 

Tribuna do Povo

O uso da Tribuna Livre que antes era restrito a uma pessoa por semana, no tempo de 15 minutos, passou a ser utilizada – de forma até disputada – por três cidadãos. Isso propiciou aos cidadãos maior participação nas decisões que envolvem os rumos de nossa cidade.

Entre 2011 e 2012, foram 51 tribunas solicitadas e utilizadas. Já na atual gestão, 2013 e 2014, houve 180 solicitações de uso da Tribuna Livre, sendo que 153 cidadãos a usaram.

Diversas demandas que surgiram durante o uso da Tribuna Livre deram resultados práticos como, por exemplo, a Comissão de Chácaras de Recreio que colaborou com a discussão da regularização das chácaras de recreio.

 

Ouvidoria Parlamentar

Foi instituída, como um canal direto do Legislativo com a população, a Ouvidoria Parlamentar, para estreitar a relação com o cidadão limeirense, desde o dia 12 de novembro de 2013.

Em um ano de atuação, a Ouvidoria recebeu 82 manifestações, das quais 59% ocorreram via ligação gratuita, no 0800 774 75 09.

A maioria das manifestações, 73%, foi relacionada à demanda interna. O tempo médio para respostas, neste um ano, foi de 14,8 dias. O prazo para respostas às manifestações é de 20 dias, mas, dependendo da sua complexidade, pode ser prorrogado por mais dez dias.

Uma das principais dificuldades da Ouvidoria, segundo a Ouvidora, Bruna Cardoso, é a do público diferenciar as atribuições do Legislativo com as de outros órgãos, como o Executivo, por exemplo.

“A implantação da Ouvidoria representa um marco para o Legislativo Limeirense, pois trata-se de um canal de comunicação permanente entre cidadãos e parlamentares. É mais uma ferramenta que fortalece a participação popular”, ponderou Ronei.

 

Fone: 0800-7747509

Carta / Pessoalmente: Rua Pedro Zaccaria, número 70 - Jardim Nova Itália
CEP: 13484-350 Limeira - SP

Site: www.limeira.sp.leg.br

 

Portal da CML

Com novo visual e buscando a facilidade do acesso do público às informações gerais da Casa, a Câmara lançou o seu novo Portal (www.limeira.sp.leg.br) e, junto dele, foi instituído o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), atendendo a Lei de Acesso à Informação.

O novo site da Câmara foi elaborado inteiramente por funcionários da Casa, gerando uma economia de cerca de R$ 16 mil.

 

Memorial do Legislativo

Uma das metas do Memorial do Legislativo da Câmara Municipal de Limeira é gerir e conservar os materiais de cunho arquivístico custodiados na Câmara Municipal, buscando prolongar ao máximo a existência destes itens históricos a partir de intervenções conscientes e estabilizadoras que visam desacelerar os processos de degradação. Entre elas estão o meio ambiente controlado (temperatura e umidade do ar) e tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento) que visam manter a integridade dos diferentes acervos, proporcionando, como objetivo central, o devido acesso por parte da população aos documentos (Lei Federal no 12.527, de 18 de novembro de 2011).

Outros pontos que merecem destaques relacionados ao assunto:

 

  • Início da digitalização do acervo áudio visual da Câmara;
  • Digitalização do acervo documental (legislativo e administrativo)
  • Comemoração 170 anos da CML
  • Reforma do Núcleo de Arquivo
  • Aquisição do arquivo deslizante

Acessibilidade

O projeto de acessibilidade do Câmara Municipal de Limeira tem como objetivo tornar seu prédio e seus serviços totalmente acessíveis a toda população, independentemente da sua condição física, além de incentivar outros órgãos públicos e privados a seguirem este exemplo, pois, como defendeu Ronei, “só há participação popular de verdade se houver acessibilidade”.

Outras ações relacionadas ao tema:

  • Vagas para deficientes e idosos no estacionamento da CML;
  • Início das obras de acessibilidade total do prédio da CML;
  • Acessibilidade do site da CML para deficientes visuais;
  • Transmissão das sessões em LIBRAS.

 

Escola Legislativa

A Escola Legislativa da Câmara Municipal de Limeira foi criada para aproximar o Legislativo da sociedade e aprofundar o conhecimento técnico parlamentar dos servidores. A Escola Legislativa objetiva, entre outras coisas, a promoção da educação para a cidadania, que tem como propósito principal oferecer educação política ao cidadão e formação para o exercício pleno da democracia.

 

  • Cine Câmara
  • Programa para jovens “Põe na Roda”
  • Cursos
  • Palestras

 

***Veja todas as atividades desenvolvidas pela Escola Legislativa em 2014 abaixo:

 

JANEIRO 2014

 

  • 23/01 – GINÁSTICA LABORAL (parceria com Anhanguera Educacional)

 

  • 26/01 – Primeira Caminhada Contra a Intolerância Religiosa

 

FEVEREIRO 2014

 

  • 05/02 -  TÉCNICAS LEGISLATIVAS (1ª Turma)
  • 06/02 -  TÉCNICAS LEGISLATIVAS (1ª Turma)
  • 18/02 – TÉCNICAS LEGISLATIVAS (2ª Turma)

 

  • 25/02 – CURSO DE CERIMONIAL PÚBLICO

 

 

 

MARÇO 2014

 

  • 07/03 - PRIMEIROS SOCORROS (Gabinete Vereadora Lu Bogo)
  • 09/03 – PRIMEIRO FÓRUM DE UMBANDA (Gabinete da Presidência)
  • 11/03 – Curso de Políticas Públicas para Mulheres (Procuradoria da Mulher) Parceria com Escola do Legislativo de Araraquara.
  • 18/03 – Curso de Políticas Públicas para Mulheres – (Procuradoria da Mulher) Parceria com Escola do Legislativo de Araraquara.
  • 20/03 – LANÇAMENTO DA CARTILHA “POR DENTRO DA CÂMARA” (Gabinete da Presidência)
  • 21/03 – Curso sobre Regras Eleitorais (Secretaria de Negócios Jurídicos)
  • 25/03/2014 – Ciclo de Debates sobre a Democratização da Mídia (Gabinete da Presidência)
  • 20/03/2014 – Palestras sobre “PROTAGONISMO FEMININO” (gabinete da vereadora Erika Tank)

 

ABRIL 2014

 

  • 02/04/2014 – Debate sobre os 50 ANOS DO GOLPE MILITAR (Gabinete da Presidência) - Parceria com Escola do Legislativo de Araraquara
  • 08/04/2014 – Ciclo de Debates sobre Democratização da Mídia “JORNALISMO:  UM OUTRO OLHAR” (Gabinete da Presidência)
  • 10/04/2014 – Ciclo de Debates sobre Democratização da Mídia “MÍDIA E DITADURA MILITAR” (Gabinete da Presidência)
  • 11/04/2014 – A DITADURA E O PROCESSO DE REDEMOCRATIZAÇÃO (Gabinete da Presidência)
  • 15/04/2014 -  AS MULHERES NA PUBLICIDADE: A CONSTRUÇÃO DO GÊNERO (Gabinete da Presidência)

 

MAIO 2014

 

  • 08/05/2014 – DÍVIDA PÚBLICA (Gabinete do Vereador Totó do Gás)
  • 13,20,27,03,10,17 e 25/06 – EDUCAÇÃO FISCAL E CIDADANIA- Convênio com a Receita federal
  • 14/05/2014 – Mini-curso “DO BAILE BLACK AO ROLEZNHO, DO HIP HOP AO FUNK OSTENTAÇÃO – SOCIABILIDADES JUVENIS NO BRASIL”.
  • 15/05/2014 – Palestra: MOVIMENTO NEGRO POLÍTICA E CIDADANIA
  • 16/05/2014 – CURSO SOBRE LEIS DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS (LDO) – Secretaria Legislativa
  • 22/05/2014 – PATRIMÔNIO IMATERIAL
  • 27/05/2014 -  ASSINATURA DO CONVÊNIO COM UNIMEP

 

JULHO 2014

 

  • 07/07/2014 – Início da organização do primeiro concurso de Redação Vinícius de Moraes (Regulamento, Hotsite, fichas de inscrição, contato com as escolas) Gabinete da Vereadora Erika Tank
  • 11/07/2014 – Coletiva de Imprensa para divulgar o Lançamento do Memorial do Legislativo/ projeto Casa Aberta (Mesa Diretora) 
  • 22/07/2014 – CULTO ECUMÊNICO – 170 Anos do Legislativo
  • 25/07/2014 – ORQUESTRA DE VIOLEIROS - 170 Anos do Legislativo

 

AGOSTO 2014

 

 

  • 05/08/2014 – PRIMEIRA AULA DO CURSO DE REDAÇÃO LEGISLATIVA – VEREADORES JUNIORES (Convênio com Trajano Camargo)
  • 13/08/2014 – Sarau da SOLL (Gabinete do vereador Farid Zaine)
  • 21/08/2014 – Debate:  Lei Maria da Penha (Gabinete da vereadora Érika Monteiro)
  • Lançamento oficial do concurso de Redação Vinicius de Moraes.

 

SETEMBRO 2014

  • 02/09/2014 – Curso de Oratória Vereadores Juniores. Parceria com Senac.
  • 22/09/2014 – Curso de preservação de Arquivos.
  • 23/09/2014 e 24/09/2014 – Debates com candidatos a Deputados Estaduais e Federais. (Parceria com Anhanguera Educacional)
  • 24/09/2014   e 25/09/2014 – Avaliação de trabalhos na 9ª Feira de Projetos do Trajano Camargo.

 

OUTUBRO 2014

 

  • 17/10/2014 – Cerimônia de Premiação do Concurso de Redação Vinicius de Moraes. (Gabinete vereadora Érika Tank)

 

NOVEMBRO 2014

 

  • 11/11/2014 – Palestra sobre Paulo Freire: O Homem e sua Obra.
  • 26/11/2014 – Participação na 1ª exibição do Cine Câmara. (Gabinete do vereador Farid Zaine)
  • 28/11/2014 – Participação no Workshop sobre Religiões na ETEC Trajano Camargo.

 

            DEZEMBRO 2014

 

  • 01/12/2014 – Exibição do Programa Põe na Roda.