Resolução foi aprovada na sessão desta segunda-feira, 8
Um programa de educação política continuada destinado aos vereadores juniores e alunos do ensino médio de escolas públicas limeirenses foi aprovado pelos parlamentares da Câmara Municipal nesta segunda-feira, 8. De autoria do vereador e presidente do Legislativo, Ronei Martins (PT), a ação fornecerá educação política que capacite os atendidos a entender o papel do vereador, a fiscalização do Legislativo em relação ao Executivo, a construção da vontade popular, o sistema político brasileiro, a participação política eleitoral e direta, e demais temáticas ligadas às desigualdades raciais e de gênero, além de questões ambientais.
A resolução aponta que a Escola Legislativa Paulo Freire e o vereador presidente da Comissão da Câmara de Vereadores Juniores ficarão responsáveis pela elaboração dos cursos para o programa e pela seleção dos alunos atendidos. A turma dos cursos será composta pelos 21 vereadores juniores e outros 19 estudantes da rede pública que serão selecionados por meio de um regimento próprio que será elaborado pela Escola Legislativa.
Ronei defendeu a proposta explicando que a ação proporcionará uma ampliação na discussão do papel do legislador. “A reflexão proporcionada pelos cursos com vistas à atividade do vereadores e aos problemas enfrentados por nossa cidadania qualificarão os atendidos para uma melhor compreensão da política brasileira e do papel dos agentes políticos, no sentido de uma transformação positiva da sociedade brasileira e limeirense”, disse. Para ele, o programa liga-se plenamente aos objetivos da Escola Legislativa Paulo Freire, pois promove a educação para a cidadania, oferecendo aos atendidos formação política para o exercício pleno da democracia.