Câmara aprovou projeto, de autoria de Farid, na noite desta segunda-feira, 8
Para incentivar a prevenção e o combate ao preconceito na luta contra a AIDS, a Câmara Municipal de Limeira aprovou na noite desta segunda-feira, 8, projeto de lei, de autoria do vereador professor José Farid Zaine (Pros), que institui em Limeira o Dezembro Vermelho. A matéria foi lida na Sessão Ordinária do dia 1º de dezembro, data em que se é celebrado o Dia Internacional da Luta contra a AIDS.
Na Câmara, Farid liderou uma campanha para que os vereadores e os funcionários da Casa usassem um laço vermelho em suas vestimentas, visto como um símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a AIDS, por conta da sua ligação ao sangue e à ideia da paixão. O parlamentar também se inteirou dos trabalhos que são desenvolvidos pelo Serviço Especializado em Moléstias Infectocontagiosas de Limeira (Semil), como a campanha “Fique Sabendo”, do Governo Federal, que oferece testes rápidos para a detecção dos vírus da AIDS, da Sífilis e das Hepatites B e C, elogiando a atuação da equipe do Semil. “Eles oferecem um trabalho de muita qualidade nas áreas de assistência e prevenção, e suas ações precisam ser fortalecidas e valorizadas pelo Poder Público”, destacou Farid. Nesta terça-feira, 9, o vereador visitará o Semil e conversará com a coordenadora Jacira Ananias de Oliveira, para que políticas públicas voltadas à temática sejam construídas, por meio da união de forças.
Segundo o autor do Dezembro Vermelho, seu projeto propõe que os prédios públicos, como a Câmara e a Prefeitura, possam exibir o símbolo da luta contra a AIDS e o uso do laço vermelho seja incentivado na maioria das instituições. Em 2014, mesmo antes do projeto ser aprovado, a Câmara adotou iluminação vermelha em partes externas, já para provocar a discussão sobre o assunto, a pedido de Farid.
O projeto aprovado pela Câmara segue para ser sancionado pelo prefeito Paulo Hadich (PSB).