Lu Bogo, professora Érika Monteiro e Erika Tank também tiveram acesso às informações sobre o abastecimento de Limeira
As vereadoras que fazem parte da Comissão de Assuntos Relevantes para promover estudos e proposições de políticas públicas que visam tratar do abastecimento de água, bem como buscar soluções quanto à crise hídrica no município, visitaram, na tarde desta terça-feira, 2, a Odebrecht Ambiental. De lá, a professora Érika Monteiro, autora da resolução que instituiu a comissão na Câmara e, portanto, presidente do grupo, acompanhada das parlamentares Erika Tank (Pros) e Lucineis Aparecida Bogo (Lu Bogo – PR), que são membros, seguiram para a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Salto do Lobo e Estação de Captação Jaguari. Elas foram recebidas pelo diretor de concessão, Tadeu Ramos, pelo gerente comercial, Rodrigo Leitão, e pelo presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Osmar da Silva Júnior.
Na oportunidade, Ramos expôs às vereadoras a parceria, desde o último dia 15 de agosto, com a Salto do Lobo, no valor mensal de R$ 107 mil, que possibilita uma reserva de água para momentos emergenciais, e também revelou que, em novembro, houve redução de 20% no consumo da água pelos limeirenses, um dado importante, segundo o diretor, visto a intensa crise que o Estado de São Paulo tem passado. “As ações que temos realizado em parceria com a Prefeitura, como o movimento Juntos pela Água e o decreto que multa quem desperdiçar água, têm sensibilizado a população quanto à importância da conscientização acerca do assunto”, garantiu. Em agosto, houve redução de 9%; no mês seguinte, 13%. Já em outubro, a redução foi novamente de 9%. Os dados são comparados ao mesmo período em 2013. “Apesar do momento delicado que temos passado, Limeira vem enfrentando sem o desabastecimento, por conta da conscientização”, destacou.
De acordo com Érika Monteiro, as visitas foram importantes e trouxeram confiança, já que as ações da Odebrecht Ambiental, aliadas ao empenho da Prefeitura, sobre a crise da água, trazem bons resultados, com a participação da população. “A redução de 20%, em novembro no consumo mostra que a população está entendendo a importância de usar a água com consciência”, disse. A redução do consumo também foi elogiada por Erika Tank. "Temos que, agora, unirmos nossas forças para que prossigamos neste caminho de conscientização, porque se fizermos a nossa parte, poderemos usufruir deste bem natural tão importante à nossa existência”, comentou.
Lu Bogo destacou o quanto a população tem aderido aos movimentos relacionados à conscientização do uso da água. “De forma frequente notamos as pessoas dando instruções sobre a importância do não desperdício da água, sendo importante que sejam intensificadas essas ações”, declarou.