Em requerimento lido no último dia 24, vereadora indica que doses sejam disponibilizadas para as mulheres de todas as idades
A vereadora Prof.ª Érika Monteiro (PT) apresentou, na sessão ordinária do último dia 24, o Requerimento nº 1075/2014, que questiona o Poder Executivo Municipal sobre a destinação das sobras das vacinas contra o HPV em Limeira, após a conclusão do calendário de vacinação. Ela questionou também se as vacinas ficarão disponíveis permanentemente nas Unidades Básicas de Saúde.
Concomitantemente ao questionamento, a vereadora encaminhou também as Indicações nº 1385 e 1386, indicando ao Prefeito Municipal, respectivamente, a extensão da oferta de vacinas contra o HPV para meninas acima de 13 anos e também para as mulheres que possuírem indicação médica.
Em 2014, o Ministério da Saúde incluiu a vacina contra o HPV no Calendário Nacional de Vacinação. Esta será fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, para meninas de 11 a 13 anos. 0 Ministério da Saúde recomenda que a primeira dose (de um total de três) seja aplicada nas escolas públicas e privadas que aderiram a estratégia a partir de 10 de março. A vacina também está disponível nas 36 mil salas de vacina da rede pública de saúde durante todo o ano e é usava na prevenção do câncer de colo do útero.
Segundo a vereadora, neste ano, a população-alvo da vacina contra o HPV foi composta por meninas de 11 a 13 anos e, em 2015, serão vacinadas as adolescentes de 9 a 11 anos. “A partir de 2016 serão vacinadas as meninas que completam 9 anos de idade, porém nossa gabinete defende que as sobras das vacinas possam ser fornecidas a meninas maiores de 13 anos e para as mulheres que possuam indicação médica, pois é comprovado a eficácia de mais de 90% em mulheres que não tiveram contato com o vírus”, argumentou.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3404-7547 e/ou email: erikamonteiro@camaralimeira.sp.gov.br