Se prosperar, o último mês dos anos será instituído assim para reforçar a solidariedade com as pessoas infectadas pelo HIV, com ações que evidenciem a importância da prevenção e a luta co
No dia 1º de dezembro celebra-se o Dia Internacional de Luta contra a AIDS no mundo, por meio de uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). Para ampliar a possibilidade de ações a serem desenvolvidas pela prevenção e contra o preconceito, o vereador professor José Farid Zaine (Pros) pretende instituir em Limeira o Dezembro Vermelho. O parlamentar protocolou nesta quinta-feira, 26, projeto de lei sobre o assunto na Câmara Municipal.
Farid lembrou na justificativa da matéria que o Dia Internacional de Luta contra a AIDS foi criado para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo vírus HIV. “Além disso, são incentivadas ações que evidenciam a importância da prevenção e a luta contra o preconceito”, pontuou. O vereador lembrou do laço vermelho, que é visto como um símbolo de comprometimento na luta contra a AIDS, por conta da sua ligação ao sangue e à ideia da paixão.
Segundo o autor da iniciativa, para estimular discussões relacionadas à AIDS, tanto na prevenção quanto na solidariedade, é ideia do seu projeto adotar o mês de dezembro como sendo o Dezembro Vermelho, em que prédios públicos, como a Câmara e a Prefeitura, possam exibir o símbolo de luta contra a AIDS e o uso do laço vermelho seja incentivado na maioria das instituições e nas vestimentas das pessoas.
“Aprovada e sancionada, será possível, por meio da união de forças, estabelecer projetos e atividades em prol da causa durante vários dias de dezembro, e não apenas no dia primeiro, envolvendo o Poder Público e a iniciativa privada”, defendeu Farid.
Após ser lido em Plenário, o que deve ocorrer no próximo dia 1º, justamente o Dia Internacional de Luta contra a AIDS, a matéria de Farid será encaminhada para receber os pareceres das comissões permanentes da Câmara.