Parceria com o Cineclube do Sesc-Piracicaba permitirá exibição de NO na primeira edição do projeto
A Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, realiza nesta quarta-feira, 26, às 19h, exibição do primeiro filme do projeto Cine Câmara, realizado em parceria com o Sesc-Piracicaba, por meio do Cineclube, que fornecerá filmes autorizados para serem exibidos no Plenário do Legislativo. Trata-se de NO, de Pablo Larraín.
De acordo com a resolução que criou o Cine Câmara no Legislativo, publicada em agosto, as sessões ocorrerão quinzenalmente, com sessões públicas de cinema às quartas-feiras, com uma programação que contará com a exibição de filmes de interesse cultural. Segundo o vereador professor José Farid Zaine (Pros), por conta das obras de acessibilidade na Câmara, o cronograma de filmes será confirmado no próximo ano. “Vamos estrear nesta semana o Cine Câmara e, assim que as obras forem concluídas, divulgaremos um cronograma com as primeiras exibições do projeto em 2015”, completou o vereador. A parceria com o Sesc-Piracicaba foi confirmada há algumas semanas, quando o vereador Farid foi até a cidade vizinha e, em reunião com o gerente do Sesc-Piracicaba, José Roberto Ramos, e Francisco de Galvão França, do setor de programação, foi definida que a unidade apoiará a iniciativa do Legislativo.
Para Farid, NO revela, de forma clara e contundente, os bastidores da campanha eleitoral para o Plebiscito realizado no Chile em 1988, em que a população deveria dizer “Sim” para a possibilidade de permanência do ditador Pinochet no poder por mais oito anos, ou “Não”, acabando com uma das piores ditaduras na América do Sul. Segundo o parlamentar, Gael Garcia Bernal encarna com eficiência o publicitário René Saavedra, um dos responsáveis pela campanha do “Não”, cujo resultado mudou a história do Chile. “O filme é magnífico, e chega no momento em que o cinema da América do Sul fica engrandecido com uma obra como esta, vinda do Chile, e outros exemplares do cinema da Argentina e do Brasil”, completou o vereador.
A comissão que organiza o Cine Câmara é presidida por Farid, tendo como membros Luís Fernando Silveira, o Luisinho da Casa Kühl (PSDB), e Lucineis Aparecida Bogo (Lu Bogo – PR).
Saiba mais sobre NO:
Chile, 1988. Pressionado pela comunidade internacional, o ditador Augusto Pinochet aceita realizar um plebiscito nacional para definir sua continuidade ou não no poder. Acreditando que esta seja uma oportunidade única de colocar fim à ditadura, os líderes do governo resolvem contratar René Saavedra (Gael García Bernal) para coordenar a campanha contra a manutenção de Pinochet. Com poucos recursos e sob a constante observação dos agentes do governo, Saavedra consegue criar uma campanha consistente que ajuda o país a se ver livre da opressão governamental.
*Fonte: www.adorocinema.com
SERVIÇO:
Cine Câmara exibe NO, de Pablo Larraín
Quarta-feira, 26 de novembro, às 19h
Plenário Vereador Vitório Bortolan
Câmara Municipal de Limeira – Rua Pedro Zaccaria, 70 – Nova Itália