Gustavo Ribeiro falou na Tribuna sobre o cenário cultural independente e apresentou a exposição R.U.A., que segue no Legislativo até o próximo dia 21
Foi inaugurada na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 10, na Câmara Municipal de Limeira, a exposição R.U.A., uma referência à bandeira defendida pelo coletivo King Chong na cidade, que é o respeito (R), a união (U) e a arte (A). Para falar sobre a mostra, pontuar quais são os objetivos do coletivo e opinar acerca do cenário cultural independente da cidade, Gustavo Ribeiro, do grupo Diretriz, usou a Tribuna Livre do Legislativo. O convite para o uso da Tribuna e a articulação da exposição na Câmara ocorreram por intermédio do vereador professor José Farid Zaine (Pros). No intervalo regimental, Ribeiro e Brow, também integrante do Diretriz, fizeram intervenções artísticas, após a declamação de uma poesia de Stella Padilha, em homenagem ao trabalho realizado pelo King Chong.
Na Tribuna, Ribeiro afirmou que há pouco incentivo, público e privado, para a cultura independente e o King Chong chega para discutir essa situação e contribuir com a democratização da cultura, sendo uma organização horizontal, em que todos trabalham para ajudar um ao outro. “Buscamos uma cultura mais humana e mais social, num trabalho colaborativo, para discutir o cenário alternativo da cultura limeirense, por meio de diálogos e ações”, completou. Ribeiro também contou a trajetória do coletivo, que atua há dois anos na cidade, e destacou o festival Grito Rock, ocorrido em março, no Pavilhão do Feirante, evento que aconteceu simultaneamente em 400 cidades do Brasil e do mundo, e a viagem do King Chong à Bolívia, em outubro, com o objetivo de ser construída uma conexão entre as produções culturais locais e as da América Latina. Foram à Bolívia, integrantes do King Chong, do Diretriz e da banda Laranja Oliva.
Segundo Farid, o trabalho do King Chong é muito importante e merece ser valorizado e incentivado por todos os setores. “As ações desenvolvidas pelo coletivo precisam receber mais apoio, para que essas medidas sejam fortalecidas e colaborem com a cultura da nossa cidade”, afirmou. O parlamentar disse que agendará, para os próximos dias, uma reunião com a secretária da Cultura, Gláucia Bilatto, que já é admiradora do trabalho do King Chong, para que sejam pensadas formas do Poder Público colaborar com as ações do coletivo, inclusive na Casa da Cultura, estabelecida no Parque Nossa Senhora das Dores. “Nós, da Câmara, ficamos comovidos e entusiasmados com o trabalho bonito que o King Chong já faz, por meio da união e dos esforços de pessoas que amam a arte, mesmo sem o incentivo que precisa”, comentou o vereador.
EXPOSIÇÃO
Fotografias que relatam as atividades desenvolvidas pelo King Chong estão na exposição R.U.A., no hall de entrada ao Plenário Vereador Vitório Bortolan, na Câmara, até o próximo dia 21.
A Câmara está localizada à Rua Pedro Zaccaria, 70 – Nova Itália. O horário de funcionamento do Legislativo é das 8h às 18h.