Comissão irá debater sobre o abastecimento de água e a crise hídrica no município de Limeira
Aprovada por unanimidade na sessão ordinária do último dia 3, na Câmara Municipal, a Resolução 35/2014, de autoria da vereadora Prof.ª Érika Monteiro (PT) criou a Comissão de Assuntos Relevantes para promover estudos e proposições de políticas públicas que visam tratar do abastecimento de água bem como buscar soluções quanto a crise hídrica no município de Limeira.
A Comissão, que contará com a participação de vários setores da sociedade, será composta por três membros, sendo elas as vereadoras Érika Monteiro, Érika Christina Tank Moya e Lucineis Aparecida Bogo. O prazo de trabalho da Comissão é de 90 dias, podendo ser prorrogável por igual período. “O objetivo desta comissão é discutir e elaborar ações e proposituras voltadas aos políticas públicas no que tange o abastecimento de água em Limeira, bem como discutir a crise hídrica de nossa bacia hidrográfica”, explicou a Prof.ª Érika
Informações divulgadas pela concessionária que abastece o município informam que a cidade de Limeira encerrou o mês de outubro com uma redução de 9% no consumo de água. Embora haja diminuição, ela ainda é pequena considerando a crise hídrica e a estiagem severa vivida esse ano em todo o Estado de São Paulo. “A queda no consumo é resultado da preocupação da população com relação à situação dos recursos hídricos do município”, salienta a vereadora.
Desde o dia 20 de outubro deste ano, a água que abastece a cidade de Limeira está sendo captada de um lago localizado na Bacia do Ribeirão Pinhal, de propriedade da Companhia Energética Salto do Lobo. O lago é uma reserva estratégica adquirida por meio de uma parceria entre duas empresas privadas, a Odebrecht Ambiental e a Companhia Energética, sendo uma importante fonte alternativa para a manutenção do abastecimento de Limeira, principalmente nesse momento, em que o Rio Jaguari tem vazão, porém não tem qualidade suficiente para o tratamento ideal da água.