• Inicio
  • Notícias
  • Clima de despedida: Em última sessão dos vereadores juniores, agradecimentos e leitura das matérias protocoladas

Clima de despedida: Em última sessão dos vereadores juniores, agradecimentos e leitura das matérias protocoladas

No próximo ano, haverá nova eleição para formação da Câmara dos Vereadores Juniores 2015

Data de publicação: 05/11/2014 17:14 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Clima de despedida: Em última sessão dos vereadores juniores, agradecimentos e leitura das matérias protocoladas
Clima de despedida: Em última sessão dos vereadores juniores, agradecimentos e leitura das matérias protocoladas

Mesmo com todo o clima de despedida, já que nesta terça-feira, 4, aconteceu a última sessão com a formação atual dos vereadores juniores, as 40 matérias protocoladas no mês passado, sobre assuntos gerais, foram lidas (20 requerimento e o mesmo número de indicações) e votadas. Agora, as ideias que foram aprovadas serão encaminhadas para os vereadores padrinhos de cada jovem, para que sejam transformadas em documentos oficiais e passem a tramitar na Câmara Municipal de Limeira.

A vereadora junior Keiko Moromizato Azevedo indicou o aumento das atividades pedagógicas para os alunos do Centro de Especialização Municipal do Autista (Cema), visando atendimento para o período integral. Leonardo Silva pediu para que as lixeiras sejam trocadas e que sejam fornecidos uniformes gratuitamente para crianças de baixa renda. O espaço da Gruta foi sugerido para ser usado para o projeto Biblioteca Para o Povo, em que moradores levassem livros para trocarem por outros. Esta sugestão veio de Alcides Afonso Tonholo Borges. Uma clínica para dependentes químicos também foi indicada por Felipe Zanetti Santana.

Entre os requerimentos, Mariane Guidetti Andrietta solicitou a alteração das ruas em frente às escolas, que são sentido de mão dupla, para mão única. Victorio Amadeo Cremasco requereu quais serão as próximas moradias populares a serem implantadas na cidade.

O meio ambiente também foi discutido nos documentos protocolados. Requerimento, de autoria de Gustavo Felipe Gonçalves da Silva, solicitou projeto para que seja reutilizada a água descartada pelos centros comunitários das piscinas. O jovem Gabriel de Oliveira Ragazzo questionou se a Prefeitura tem conhecimento do projeto do Trem Regional que ligará a região para a capital paulista. “Queremos saber se há condições de uma negociação com o governo estadual para que essa linha de trem fosse estendida até Limeira”, afirmou ele.

Das 40 proposituras, apenas uma foi reprovada. De autoria de Cremasco, o requerimento que questionava a Prefeitura quanto à possibilidade de instalação de semáforos nas principais rotatórias da cidade obteve 11 votos contrários.

 

AGRADECIMENTOS

O presidente da comissão, Dr. Júlio (Democratas), afirmou que, durante as discussões das sessões dos vereadores juniores, ficou evidente a importância da participação dos jovens na política. “Os jovens puderam ajudar suas comunidades e, principalmente, exercer sua cidadania, com autonomia, respeitando a democracia. Tenho certeza que, daqui alguns anos, muitos dos participantes serão candidatos a cargos eletivos, porque mostraram que têm dom para a política”, disse o vereador. Para ele, é muito importante que jovens estejam cada vez mais ativos na política, pois novas ideias são sempre importantes para o desenvolvimento dos municípios, estados e nação. Os vereadores André Henrique da Silva, o Tigrão (PMDB), e Jorge de Freitas (SDD), participaram da atividade. Além de Dr. Júlio e Tigrão, a vereadora professora Érika Monteiro (PT) também faz parte da comissão organizadora do projeto.

Após a leitura, o debate e a votação das matérias, os jovens usaram a palavra para agradecer à Câmara pela oportunidade de poderem se engajar mais nos assuntos políticos da cidade e destacaram a contribuição da Escola Legislativa Paulo Freire quanto aos cursos oferecidos, além de se confraternizarem entre si, evidenciando a boa convivência durante os trabalhos.

Entre os cursos oferecidos pela Escola Legislativa, estão o de redação aplicada ao Legislativo, em parceria com a Etec Trajano Camargo, e o de oratória, com o apoio do Senac.

Em 2015, uma nova comissão será formada na Câmara e, então, haverá a articulação para que outros jovens sejam os vereadores juniores.

 

 

Veja quem foram os vereadores juniores, suas escolas e padrinhos, no ano de 2014:

 

 

Valéria de Jesus Peniche, Sesi 340 – Jorge de Freitas

Gabriel de Oliveira Ragazzo, Colégio Evangélico Ruth Gomes Figueira (RGF) – professora Érika Monteiro

Vinicius Tadaschi Muramoto Rodrigues, José Marciliano da Costa Júnior - Dr. Raul Nilsen Filho (PMDB)

Victorio Amadeo Cremasco, Sesi 408 – Erika Tank (Pros)

Amanda Freire Pompeu, Paulo Chaves – Nilton Santos (PRB)

Gabriel de Sousa da Silva, Octávio Pimenta Reis – Ronei Martins (PT)

Felipe Zanetti Santana, Castello Branco - Dr. Júlio

Matheus Gellacic Neto, São Benedito – Dra. Mayra Costa (PPS)

Carlos Dibbern, Lázaro Duarte do Páteo - Tigrão

Andressa Rodrigues da Silva, William Silva – José Eduardo Monteiro Júnior (Jú Negão – PSB)

Keiko Moromizato Azevedo, Portal Anglo – Wilson Cerqueira (PT)

Amanda Vitória da Silva Trefft, Leontina Silva Busch – Miguel Lombardi (PR)

Leonardo Silva, Dom Idílio José Soares – Darci Reis (PR)

Gustavo Felipe Gonçalves da Silva, Antônio Perches Lordello – Sidney Pascotto (Lemão da Jeová Rafá – PSC)

Emily Eduarda Fernandes, Prada – Luís Fernando Silveira (Luisinho da Casa Kühl – PSDB)

Mariane Guidetti Andrietta, Sesi 005 – Edivaldo Soares Antunes (Dinho – PSB)

Rick Thomas Allen Fausto, Arlindo Silvestre – Aloízio Marinho de Andrade (PT)

Ana Clara Firmino Miwa, Jandyra – Lucineis Aparecida Bogo (Lu Bogo – PR)

Pedro Henrique Tavares Barbosa, São José – José Couto de Jesus (Totó do Gás – PSC)

Felipe Antônio Barbosa de Oliveira, Trajano – José Roberto Bernardo (Zé da Mix – PSD)

Alcides Afonso Tonholo Borges, Einstein – professor José Farid Zaine (Pros)