• Inicio
  • Notícias
  • Diplomas do concurso de redação Vinicius de Moraes são entregues

Diplomas do concurso de redação Vinicius de Moraes são entregues

Atividade é uma iniciativa da vereadora Erika Tank

Data de publicação: 20/10/2014 16:10 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Diplomas do concurso de redação Vinicius de Moraes são entregues
Diplomas do concurso de redação Vinicius de Moraes são entregues

O resultado da primeira edição do concurso de redação Vinicius de Moraes foi divulgado na última sexta-feira, 17, em sessão realizada no Plenário Vereador Vitório Bortolan (veja abaixo os destaques). No total, nove estudantes receberam diplomas, já que suas redações foram destacadas pela comissão julgadora da atividade, que atende a uma resolução de autoria da vereadora Erika Tank (Pros), realizada pela Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire. O tema das redações foi “Coisa de homem, coisa de mulher... coisa nenhuma! Como a discriminação do gênero define nosso comportamento?”, com foco nas produções dos estudantes de escolas públicas e privadas do ensino médio. No total, foram recebidas 95 redações, vindas de 11 instituições de ensino.

Na cerimônia de sexta, estiveram presentes, além de Erika Tank, os vereadores professor José Farid Zaine (Pros), Ronei Martins (PT), Luís Fernando Silveira, o Luisinho da Casa Kühl (PSDB), e José Roberto Bernardo (Zé da Mix – PSD). A supervisora de ensino, Sonia Regina, representou o Poder Executivo, e a professora Mara Jaqueline Oliveira, diretora da Escola Legislativa, compôs a mesa diretora dos trabalhos.

O poeta Otacílio Monteiro, a presidente da Academia Limeirense de Letras (ALLe), Adriana Pessatti Azzolino, e Mara, leram poesias de Vinicius de Moraes. Farid preparou uma surpresa ao público: seus alunos de teatro do Centro do Professorado Paulista (CPP), Guto Oliveira e Wladimir Barbosa, transformaram uma poesia de Vinicius em uma apresentação teatral. Fizeram parte do corpo de jurados do concurso, além de Farid, Otacílio Monteiro e Adriana, a vereadora professora Érika Monteiro, o jornalista Rafael Sereno e o coordenador do Sindicato dos Professores Estaduais do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), de Limeira, Edivaldo Mendes.

Segundo Erika Tank, independente das premiações e destaques, os propósitos do concurso de redação Vinicius de Moraes foram atingidos, na discussão de ideias que combatem o preconceito e contribuem por uma sociedade mais justa. “Os alunos, os professores e todos nós pudemos refletir, por meio das redações participantes, como a discriminação do gênero está inserida na sociedade”.

As nove redações serão publicadas nesta semana no hotsite do concurso, www.limeira.sp.leg.br/concursoredacao. A comissão organizadora da atividade na Câmara foi presidida por Erika Tank, tendo como membros os vereadores Aloízio Marinho de Andrade (PT) e Luisinho da Casa Kühl.

 

Veja quem foram os vencedores do 1º Concurso de Redação Vinicius de Moraes:

 

Terceiros lugares:

Aluno do primeiro ano, Raphael Henrick Padilha da Silva, do Colégio Tarsila do Amaral. Professora: Thalita Fagundes Malagrino.

 

Aluna do segundo ano, Kemily Santos Gomes, do Colégio São José. Professora: Elaine Velozo Menegatti.

 

Aluna do terceiro ano, Heloísa Fernanda da Silva, da Escola Estadual Paulo Chaves. Professor: Roberlei Willian Ananias.

 

Segundos lugares:

 

Aluna do primeiro ano, Eduarda Spagnol Sacilotto, do Colégio São Benedito. Professora: Bruna Fantin.

 

Aluna do segundo ano, Daiane Biscioni Von Zuben, do Colégio Portal Anglo. Professora: Adriana Mercuri Pinto.

 

Aluno do terceiro ano, Murilo Henrique Terrabuio, da Etec Trajano Camargo. Professora: Valderez Quintal.

 

Primeiros lugares:

 

Aluna do primeiro ano, Amanda Victória Serpelloni, do Colégio Portal Anglo. Professora: Adriana Mercuri Pinto.

 

Aluna do segundo ano, Natali Oliveira Reis Cordeiro, do Colégio Jandyra. Professora: Renata Rosa Meira.

 

Aluna do terceiro ano, Isabella Mikami Gonçalves Pina, do Colégio São José. Professora: Fabiana Fioretti de Moura.