• Inicio
  • Notícias
  • Protocolado pedido de cassação do vereador André Henrique

Protocolado pedido de cassação do vereador André Henrique

De acordo com relatório, vereador causou quebra de decoro parlamentar e prejuízo à imagem da Câmara e de outros parlamentares

Data de publicação: 14/10/2014 16:50 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Protocolado pedido de cassação do vereador André Henrique
Protocolado pedido de cassação do vereador André Henrique

O corregedor da Câmara Municipal de Limeira José Eduardo Monteiro Junior, o Jú Negão (PSB), protocolou na tarde desta terça-feira (14), o relatório conclusivo pedindo a abertura da Comissão Ética Parlamentar e a cassação do vereador André Henrique da Silva, o Tigrão (PMDB) por quebra de decoro parlamentar. O Inquérito foi aberto após o parlamentar divulgar em sua rede social Instagram, uma foto que mostra a presidente Dilma Roussef (PT) com os dizeres “Mandei derrubar mesmo e se reclamar mando derrubar o do Aécio”, vítima de um acidente de avião, em 13 de agosto de 2014.

O documento cita ainda que o vereador infringiu os dispostos nos Artigos 8, III e IV, 10, II, VI, VII, 11, VI, procedendo de forma incompatível com o decoro parlamentar. No documento, a corregedoria cita ainda que busca preservar todo o corpo legislativo, bem como a imagem da Câmara de Limeira, com princípio fundamental de manter a integridade moral tanto dos parlamentares quanto da instituição.

Entre algumas condutas do parlamentar no decorrer do mandato, Jú Negão citou o depoimento do vereador André Henrique da Silva à Corregedoria como confuso e com muitas contradições, principalmente com a alegação de que seu celular havia sido extraviado, e em uma entrevista à rádio Educadora AM 1020 de Limeira declarou que estava em um aniversário e que alguma pessoa havia mostrado a imagem e posteriormente postado a foto em seu celular. O Corregedor também cita uma entrevista concedida por Tigrão ao Jornal da EPTV de 25 de março de 2013, na qual o parlamentar alega que muitos vereadores “dão aquela escapadinha”, subentendendo que vereadores estariam sendo beneficiados com a aprovação do projeto que concede uma diminuição no desconto do salário por falta injustificada nas sessões legislativas. 

Uma sessão extraordinária da Mesa Diretora será convocada para a próxima segunda-feira, dia 20, para definir os próximos passos