Vereadores aprovaram projeto de Farid na sessão desta segunda-feira, 13
Foi aprovado pela Câmara Municipal de Limeira, durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira, 13, projeto de lei, de autoria do vereador professor José Farid Zaine (Pros), que institui o Dia Municipal da Cultura Caipira Gedeão da Viola. Logo após a votação da propositura, a Orquestra de Violeiros da Escola Livre de Música (ELM), com regência de Emanuel Massaro, realizou algumas apresentações no Plenário Vereador Vitório Bortolan.
O Dia Municipal da Cultura Caipira Gedeão da Viola será celebrado anualmente, no dia 16 de abril, data em que nasceu, em Limeira, Gedeão Nogueira, conhecido como Gedeão da Viola (16/04/1945), responsável pelas composições de músicas instrumentais para a viola caipira, entre elas Pau Brasil, tema de abertura por mais de dez anos do programa Viola Minha Viola, da TV Cultura, apresentado por Inezita Barroso, trilha sonora também da novela Serras Azuis, na TV Bandeirantes. Gedeão acompanhou, durante 16 anos, o violeiro Tião Carreiro e também Téo Azevedo, fazendo afinações na viola e participando de muitas gravações. Já no circuito da viola, foi considerado, no início dos anos 2000, como um dos quatro melhores violeiros do Brasil, além de ser o principal tocador de viola autêntica. Ele morreu aos 60 anos, em Barretos (SP).
Para Farid, o projeto resgata a memória da cultura caipira, para que seja difundido para nossas crianças e adolescentes o modo de vida do homem do campo que preza pela simplicidade e apego às coisas da natureza, preservando-a e produzindo, por meio dela, os alimentos. Ele explicou que são muitas as influências culturais que as crianças recebem pela mídia, muitas delas carregadas de apelos comerciais, contribuindo com uma sociedade com menos valores humanos, inclusive no que se refere aos valores culturais. “O caipira, que hoje muitas vezes é utilizado como um nome pejorativo, de uma pessoa com muita vergonha, tem sua origem relacionada ao modo de se viver na área rural, com comidas típicas, como doces de frutas em caldas, café passado no coador de pano, pão de queijo, paçoca, canjicas e cachaça, situações que mostram uma identidade cultural”, disse o vereador.
Sobre Limeira, Farid destacou as características interioranas da cidade, com suas várias propriedades rurais e produções ligadas à cultura caipira, como a Orquestra de Violeiros. “Também devemos nos lembrar das duplas sertanejas e luthiers que contribuem com a produção da cultura caipira”, finalizou o parlamentar.
O projeto aprovado pela Câmara segue para ser sancionado pelo prefeito Paulo Hadich (PSB).