Sessão Solene ocorre nesta sexta-feira, 10
Por meio de uma iniciativa do vereador José Eduardo Monteiro Júnior, o Jú Negão (PSB), o Independente Futebol Clube recebe da Câmara Municipal de Limeira o Diploma de Gratidão da Cidade e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro Ordem de Tatuiby, pelos 70 anos de atividades, nesta sexta-feira, 10, às 19h, no Plenário Vereador Vitório Bortolan.
Na justificativa do projeto, Jú Negão destacou o fato da equipe contribuir com o desenvolvimento esportivo em Limeira ao longo de suas sete décadas de história, já que o Independente foi fundado no dia 19 de janeiro de 1944. “Pelos setenta anos de glórias, o clube deve ter o reconhecimento do Legislativo, pela relevante forma como atua para o desenvolvimento e a divulgação do nome de Limeira para toda a região”, argumentou o vereador na sua matéria.
Veja o histórico anexado ao projeto proposto por Jú Negão:
O Pequeno Gigante do Interior completou 70 anos de existência com uma história de orgulho para a cidade de Limeira, enfrentando crises, dificuldades financeiras e barreiras burocráticas, sendo superadas todas estas fases dentro e fora de campo, devendo ser respeitado pela sua tradição e história. Fundado em 19 de Janeiro de 1944, como equipe de Futebol Amador, o Independente Futebol Clube foi considerado uma das equipes que mais fez sucesso nos gramados de Limeira, sendo muitas as suas vitórias entre as competições do munícipio. A equipe venceu seis vezes o Campeonato Amador, conquistando também a conhecida Taça Cidade de Limeira nos anos de 1.963, 1964 e 1965. Na época de suas conquistas pelas disputas no Campeonato Amador, a semelhança com o Uniforme do Atlético Mineiro e a sua sede situada no Bairro Vila Esteves, recebeu como reconhecimento o apelido de “Galo da Vila Esteves”.
Logo após a conquista no ano de 1971, o Galo participaria pela primeira vez de uma competição organizada pela Federação Paulista de Futebol (F.P.F), fato este ocorrido em 1972, ano em que, de fato, se tornou profissional. Durante a sua participação nesta competição, o clube participou da Segunda Divisão, atualmente conhecida como série A3, sendo campeão no ano seguinte (em 1973). Durante a sua brilhante trajetória, o Independente Futebol Clube conquistou alguns acessos que foram importantes para torná-lo um dos principais times do interior Paulista, tais como acesso à Série A3 do Campeonato Paulista no ano de 1988, quando encerrou o Campeonato em Segundo Lugar, após a sua triste queda no ano de 1984, o que ocorreria novamente no ano de 1992, sendo rebaixado para a série B1 do Campeonato Paulista, posto em que permaneceu até o ano de 1998. Após esses deslizes, o Galo, no ano de 1999, disputando o Campeonato Paulista da Série B1, conquistou o acesso à Série A3.
No dia 07 de maio de 2014, dia que ficará para sempre marcado no coração dos torcedores do Independente Futebol Clube, com um público de aproximadamente 3,5 mil pessoas, no Estádio Agostinho Prada (Pradão), o time disputou contra a tradicional equipe da Associação Atlética Internacional de Limeira e com o placar de 3 x 1, conquistou o acesso para a Série A2 do Campeonato Paulista, ficando para sempre marcado, principalmente por presentear os seus torcedores, exatamente no período em que completou 70 anos de lutas, conquistas, relevantes atividades e brilhante trajetória de existência no município de Limeira.
A Câmara está localizada à Rua Pedro Zaccaria, 70 – Nova Itália.