Atividade aconteceu na Faculdade Anhanguera
Chegou ao final nesta quarta-feira, 24, o ciclo de debates com os candidatos a deputados estaduais e federais, organizado pela Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, e Faculdade Anhanguera – sede da atividade. O evento foi dividido em duas etapas, sendo a primeira realizada na terça-feira, 23, com os candidatos a deputados estaduais, e, na data seguinte, com os candidatos a deputados federais.
Segundo a diretora da Escola Legislativa, Mara Jaqueline de Oliveira, o debate ocorreu com dinâmica apropriada, colaborando, de forma democrática, com o processo eleitoral para este ano. Para ela, A Escola Legislativa e a Faculdade Anhanguera contribuíram para que os candidatos pudessem explorar suas ideias e os confrontos entre eles abordaram temas importantes para a sociedade. “Terminamos esse ciclo de debates entendendo que o saldo foi positivo. A organização se esforçou para atender aos anseios do público e dos candidatos, para que o evento pudesse ocorrer da melhor maneira possível”, disse a diretora.
Na terça, participaram os candidatos Thiago Gardinalli, Abraão de Jesus, Gildo da Gramola, Ederly Vieira, Ronei Martins, Alex Massola e Dani Braz. Na quarta, estiveram presentes Nicinha Lopes, Valdir Elias, Kléber Leite, Dra. Mayra Costa, Renê Soares e Marcos Neves.
METODOLOGIA
O debate foi dividido em quatro blocos. No primeiro, em dois minutos, os participantes fizeram suas saudações. Na sequência, no momento do debate, foram sorteadas questões elaboradas pelos alunos da Faculdade Anhanguera, selecionadas pelos estudantes de Publicidade e Propaganda da instituição, dirigidas aos candidatos. Diversos assuntos foram abordados neste momento, como a saúde, a educação, os projetos dos governos estadual e federal, a corrupção, a cultura e os objetivos dos candidatos. Já no terceiro bloco, ocorreram os confrontos. Cada participante elaborou duas perguntas para dois candidatos sorteados na hora do debate. Neste momento, o questionador tinha um minuto para apresentar sua pergunta, o candidato a responder contava com dois minutos e o questionador tinha direito à réplica de um minuto. No último bloco, os candidatos tiveram dois minutos para suas considerações finais.
Em alguns momentos, o mediador do debate interviu quando o tempo se esgotava, para que as regras fossem devidamente respeitadas. Na noite do debate com os candidatos a deputados estaduais, um deles solicitou direito de resposta, que foi concedido pela comissão julgadora para esses casos, formada por um membro da Escola Legislativa e dois da Faculdade Anhanguera. Já com os candidatos a deputados federais, também um solicitou direito de resposta, conferido pela comissão.
A participação da plateia, de acordo com Mara, foi ótima. Poucas vezes houve manifestações durante as colocações dos candidatos, já que elas ocorreram, geralmente, após as falas. “A plateia foi muito respeitosa com os candidatos e com a proposta da atividade que realizamos, mostrando interesse aos assuntos que eram apresentados”, garantiu a diretora.
Nos próximos dias, as íntegras de ambos os debates serão disponibilizadas no Canal do Youtube da Câmara, www.youtube.com/camaradelimeira.