Prévia do Memorial, exposição em homenagem ao aniversário do Legislativo, será aberta na próxima semana, que será repleta de atividades
A Câmara Municipal de Limeira, por meio do Memorial do Legislativo e da Escola Legislativa Paulo Freire, realiza nos próximos dias 18 e 23, no Plenário Vereador Vitório Bortolan, o I Ciclo de Estudos – Gestão e Preservação de Arquivos, com as participações da historiadora e arquivista, Lilian Molinari; do conservador-restaurador de documentos gráficos, Leandro Melo; do doutor em História e superintendente da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus; e da mestre em História e especialista em gestão de fotografias do CMU-Unicamp, Cássia Denise Gonçalves. Já no próximo dia 16, haverá a abertura da exposição em homenagem à Câmara, pelos 170 anos do Legislativo, completados em julho, no Espaço Cultural Vereador Milton Ferrari. É neste dia também que ocorre o projeto “Casa Aberta”, em que todos os setores e os departamentos estarão à disposição do público para visitas.
O I Ciclo de Estudos será dividido em duas datas. No dia 18, das 9h às 12h, Lilian Molinari apresenta “Gestão de Arquivos: princípios básicos”; já das 14h às 17h, Leandro Melo oferece “Preservação e Conservação de Acervos”. No dia 23, das 9h às 12h, “Inventário e Instrumentos de Pesquisa em Arquivos” é o tema da abordagem de Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus. Cássia Denise Gonçalves, das 14h às 17h, foca na “Gestão e Organização de Arquivos Fotográficos”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (19) 3404 7514 ou pelo e-mail: arquivo@camaralimeira.sp.gov.br.
O curador do Memorial do Legislativo, João Paulo Berto, esclareceu que o I Ciclo de Estudos é o primeiro de uma série de atividades de formação e debate voltadas à preservação da história e memória presentes dos acervos documentais. “Nesta primeira edição, os temas das quatro palestras abrangerão diferentes áreas com as quais um profissional deste campo lidará, a gestão documental, os instrumentos de pesquisa, a organização de coleções de fotografias e a conservação de acervos", pontuou. “O objetivo é fornecer amparo e difundir instrumentos para que os responsáveis por acervos históricos possam gerir, de modo correto, seus arquivos e coleções”, completou.
A encarregada do Departamento de Registro, Arquivo e Documentos da Câmara, Giane Boscolo, afirmou que o I Ciclo de Estudos é aberto para toda a população, especialmente para as pessoas que atuam em instituições relativas à salvaguarda do patrimônio cultural, museus, arquivos, centro de memória, estudantes e professores. “Vamos discutir esses processos todos, sendo fundamental a participação das pessoas que se interessam por esses temas”, comentou.
170 Anos
Diversas atividades foram organizadas pela comissão dos 170 anos da Câmara, presidida pelo vereador professor José Farid Zaine (Pros), formada também pelos parlamentares Dr. Júlio (Democratas), Wilson Cerqueira (PT), professora Érika Monteiro (PT) e Miguel Lombardi (PR), todas ocorridas em julho, como culto ecumênico, exibição do filme “O Lucro Acima da Vida”, com direção de Nic Nilson e apresentação da Orquestra de Violeiros da Escola Livre de Música (ELM), regida por Emanuel Massaro. Agora, no próximo dia 16, a Escola Legislativa Paulo Freire organiza o projeto “Casa Aberta”, das 8h às 18h, e, na mesma data, às 19h, será aberta a exposição que é uma prévia do Memorial do Legislativo, que já está em processo de criação.
A instalação da Câmara no município ocorreu no dia 22 de julho de 1844. Segundo o Auto de Instalação de Posse dos Vereadores da Câmara da Nova Vila da Limeira, de 1844, as primeiras sessões teriam sido realizadas em casas destinadas para as sessões da Câmara Municipal e o primeiro presidente do Legislativo, de 1844 a 1845, foi o Capitão Manoel José de Carvalho, que foi o vereador mais votado naquela época.