Encontro ocorreu na manhã desta terça-feira, 12, na cidade de Iracemápolis
A Câmara Municipal de Iracemápolis foi sede na manhã desta terça-feira, 12, de nova sessão dos vereadores que fazem parte do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba (Praup). O representante da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Ely Vieira de Faria, e o coronel PM Humberto Gouvêa Figueiredo, que é comandante do Comando de Policiamento do Interior-9 (CPI-9), falaram sobre a situação da segurança pública no Estado de São Paulo, com foco nas cidades que integram o aglomerado de Piracicaba. O prefeito de Iracemápolis, Valmir Gonçalves de Almeida, bem como o coordenador de segurança municipal da cidade vizinha, José Gilberto Michel, participaram da atividade que contou ainda com a presença do delegado seccional de Limeira, Miguel Escrivão.
Figueiredo, que está há cerca de três meses à frente do CPI-9, disse que trabalha com foco em alguns eixos, como a Polícia Militar (PM), a transparência e a aproximação entre o gerenciamento e a operação dos responsáveis pela segurança. “Todo o trabalho da PM é feito com planejamento, por meio de programas de policiamento, nada de forma aleatória. Os programas estão sempre envolvidos nesses eixos de atuação”, afirmou. No total, a PM conta com a atuação de 95 mil homens e mulheres, com a formação de 6 mil policiais por ano.
O comandante pontuou que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo um projeto de lei sobre o registro único de ocorrências, que facilitará a atuação dos órgãos responsáveis pela segurança dos cidadãos. Um dos assuntos mais abordados pelos componentes do Praup, a ronda escolar, também foi destacada por ele, que explicou que esse programa de policiamento dispõe de uma viatura para oito escolas. Para ele, a falta de segurança nas escolas não se resume apenas na polícia, já que há outros fatores sociais que compreendem o problema. “Me preocupa o olhar de que os problemas das escolas se resumem na polícia”, avaliou.
De acordo com Faria, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo tem atuado para oferecer segurança adequada aos cidadãos.
“A segurança pública é um assunto que não envolve apenas os órgãos públicos, mas a sociedade toda. Nós da Secretaria Estadual de Segurança Pública, aliás, sempre estamos no organizados para oferecer uma segurança mais intensa a todos os cidadãos paulistas, disponibilizando profissionais concursados, competentes e bem preparados, como policiais civis, militares e científicos, além de investigadores e delegados. Nos preocupamos com qualquer tipo de violência, principalmente os crimes de patrimônios, que são crescente no cotidiano. Portanto, estamos trabalhando cada vez mais para as delegacias prestarem mais assistência aos munícipes e, assim, oferecer segurança adequada a todos”, ressaltou Faria.
A Mesa Diretora do Praup, que representa 22 cidades, sendo que 21 delas aderiram ao Parlamento, é composta por Ronei Martins (PT), presidente, João Manoel dos Santos, 1º vice-presidente, Rodrigo Tendolini Balerini, 2º vice-presidente, Nilton de Praga da Silva, 3º vice-presidente, André Luis Rocha, 4º vice-presidente, Alexandre Juliano Juliani, 1º secretário, e Agnelo da Silva Matos Neto, 2º secretário. De Limeira, além de Ronei, participam do Parlamento Regional os vereadores Dr. Júlio César Pereira dos Santos (Democratas), Erika Tank (Pros), professora Érika Monteiro (PT) e Dra. Mayra Costa (PPS). O encontro da manhã desta terça foi articulado pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp).
A próxima sessão do Praup ocorre no dia 14 de outubro, às 9h, em Águas de São Pedro.