O fato preocupa agricultores e moradores rurais que, segundo o vereador Jorge de Freitas, temem não poder mais utilizar a terra para o plantio
A comissão de Assuntos Relevantes para Promover Estudos sobre a Viabilidade Ambiental e os Impactos da Implementação do sistema de Dutoviário do Etanol reuniu-se, no último dia 7, para discutir o procedimento da comissão a respeito do projeto que prevê a futura implantação de sistema de alcooduto em Limeira. Presidida pelo vereador Jorge de Freitas (Solidariedade), também participam desta comissão Érika Monteiro (PT) - vice-presidente -, Erika Tank (Pros) – relatora – e os vereadores José Roberto Bernardo (PSD), o Zé da Mix e Miguel Lombardi (PR).
De acordo com Jorge de Freitas, o alcoolduto será utilizado no transporte de gás natural da cidade de Anhembi para Paulínia, ambas localizadas no Estado de São Paulo e separadas por uma distância de aproximadamente 133 quilômetros. Com a distância, a tubulação que anteriormente seria instalada nas cidades de Nova Odessa e Americana, agora será implantada na malha rural de Limeira.
O fato preocupa agricultores e moradores rurais que, segundo Jorge de Freitas, temem não poder mais utilizar a terra para o plantio. Em razão desta situação, a Comissão optou por uma reunião com os produtores rurais, um encontro com as empresas responsáveis pela implantação do gasoduto e uma visita à Secretaria de Obras e Urbanismo, que mantém mapa com o trajeto da tubulação e outros documentos sobre a propositura.
Jorge de Freitas explica que uma indenização aos moradores rurais que tiverem sua plantação afetada pela implantação do alcoolduto está prevista, mas muitos deles preferem discutir a proposta em outras reuniões. “Devido à futura instalação do alcoolduto, a comissão foi formada para acompanhar o projeto e lutar em prol dos direitos ambientais, além de se reunir com os moradores rurais, em busca de soluções na questão da agricultura”, enfatiza o parlamentar.
A reunião com o secretário de Obras e Urbanismo Alex Marques Rosa está agendada para o próximo dia 26 e um encontro aberto à população para o dia 3 de setembro, às 18h30. Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas nos gabinetes dos vereadores que compõem a Comissão.