Câmara divulga programação dos 170 anos

Memorial, culto ecumênico e apresentações culturais celebram aniversário do Legislativo

Data de publicação: 11/07/2014 15:57 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Câmara divulga programação dos 170 anos
Câmara divulga programação dos 170 anos

A Câmara de Limeira, por meio da comissão organizadora das atividades dos 170 anos do Legislativo, divulgou nesta sexta-feira, 11, na Sala de Reuniões Vereador Mauro Sérgio Vieira, a programação do seu aniversário. A instalação do órgão no município ocorreu em 22 de julho de 1844. O vereador professor José Farid Zaine, presidente da comissão, os parlamentares que fazem parte da comissão, professora Érika Monteiro e Wilson Cerqueira, o secretário Legislativo, Douglas Rodrigo da Silva, e o curador do Memorial do Legislativo, João Paulo Berto, foram os responsáveis pelo anúncio da programação, que inclui, além do Memorial, adesivos comemorativos, exibição de filme, culto ecumênico, exposição e ações que objetivem a vinda do público à Casa, com o apoio da Escola Legislativa Paulo Freire.

Na data em que são celebrados os 170 anos da Câmara, no próximo dia 22, ocorre, às 19h, um culto ecumênico envolvendo a participação de diversas correntes religiosas, como a católica, a evangélica, a oriental, a afro e a espírita, com apresentações de corais. No dia 23, às 19h, haverá a exibição do longa “O Lucro Acima da Vida”, dirigido por Nic Nilson.

O filme, que conta com as participações dos atores limeirenses Carlos Jerônimo Vieira, Ariane Martins e Farid, apresenta um retrato da luta de trabalhadores das multinacionais Shell e Basf S.A. intoxicados pela manipulação de materiais pesados, além de mostrar os crimes ambientais cometidos pelas empresas. No último dia 6 de junho, na condição de “apresentação piloto”, houve a primeira exibição no Theatro Municipal de Paulínia.

A Orquestra de Violeiros da Escola Livre de Música (ELM), regida por Emanuel Massaro, às 19h30, se apresenta no Legislativo, no próximo dia 24. A programação não se esgota em julho. Em setembro, no dia 16, das 8h às 18h, haverá o projeto Casa Aberta, em que todos os setores e os departamentos do Legislativo estarão à disposição do público, especialmente dos estudantes, já que a Escola Legislativa Paulo Freire liderará a atividade. Nesta data, às 19h, haverá também a abertura de uma exposição em homenagem aos 170 anos em que parte das peças da mostra integrará, posteriormente, o Memorial do Legislativo.

Segundo Berto, também responsável por essa exposição, ao completar seus 170 anos de atuação política e reconhecendo sua grande importância para a história da cidade, a Câmara propôs criar um espaço para refletir sua memória. “Como um órgão dinâmico, o Memorial do Legislativo nasce, portanto, com os objetivos de valorizar, salvaguardar e difundir uma trajetória de conquistas e desenvolvimento da Casa Legislativa, o mais antigo poder político constituído”, afirmou ele.

“O projeto valorizará a memória como um direito fundamental do ser humano, por meio da conservação e difusão do conhecimento, da cultura e da história, além disso, buscará realizar pesquisas com a finalidade de resgatar documentos, registros e objetos de reconhecido valor à sua história e facilitará o acesso à informação dos cidadãos”, pontuou Douglas Rodrigo da Silva.

Atualmente, o acervo é composto por 110 mil itens documentais (manuscritos, impressos e fotográficos). “Eles constituem um patrimônio cultural inigualável da cidade, capazes de recontar não somente a história da Câmara, mas também a do próprio município, o que justifica e reforça a sua preservação”, destacou Berto.

Para Farid, mesclar cultura e educação foi uma alternativa encontrada pela comissão para resgatar nas pessoas a importância de participar dos debates propostos na Câmara, evidenciando que se trata de uma ação de cidadania. “Na política, a participação popular é muito importante, pois é um dos eixos da nossa democracia. É por meio da política que são tomadas as decisões que direcionam o desenvolvimento dos municípios, dos estados e da nação. Por isso, quanto mais criarmos atividades que levem as pessoas à Câmara, mais estaremos colaborando para que elas se tornem conscientes da nossa atuação junto à sociedade”, explicou o vereador. Além de Farid, professora Érika e Cerqueira, fazem parte da comissão organizadora das atividades dos 170 anos da Câmara, Miguel Lombardi e Dr. Júlio César Pereira dos Santos.

A arte dos adesivos e a logomarca em homenagem à data foram desenvolvidas pelo analista de comunicação da Câmara, Adriano Silva. A partir desta sexta-feira, 11, as portas dos gabinetes, a guarita do Legislativo e os carros oficiais recebem essa marca que busca intensificar a divulgação da programação do 170º aniversário da instituição e resgatar a importância dela na história limeirense.

 

AJUDE O MEMORIAL

O Departamento de Registro, Arquivo e Documentos solicita que as pessoas que possuem imagens, documentos e objetos relacionados à história da Câmara, entrem em contato para que, por meio de doações ou empréstimos, seja elaborado um acervo apropriado. Neste caso, os interessados devem enviar e-mail para arquivo@camaralimeira.sp.gov.br ou telefonar para (19) 3404 7514.

Todas as atividades dos 170 anos da Câmara ocorrem no Plenário Vereador Vitório Bortolan, exceto a exposição, que acontece no Espaço Cultural Vereador Milton Ferrari. A Câmara está localizada à Rua Pedro Zaccaria, 70 – Jardim Nova Itália.