Ideia é fortalecer a memória da Casa, que completa 170 anos em 2014
A implementação do Memorial do Legislativo já está sendo articulada pela comissão que organiza as atividades dos 170 anos da Câmara Municipal de Limeira, com intensa programação para o mês de julho, que será divulgada em breve. Para o êxito da articulação do espaço que colaborará com o resgate histórico da Casa, o departamento de Arquivo solicita que as pessoas que possuem imagens, documentos e objetos relacionados à história da Câmara, entrem em contato para que, por meio de doações ou empréstimos, seja elaborado um acervo apropriado. O curador do Memorial é o historiador João Paulo Berto. O Memorial tem como objetivos a construção, a sistematização, a guarda, a conservação e a difusão do acervo de documentos, objetos, livros e outros registros do Legislativo, para que a sociedade conheça o papel desempenhado por ele no curso da história.
Os interessados em colaborar com o acervo poderão doar itens que ajudem a contar a história da Câmara ou emprestar, para reprodução de cópias, esse material. Berto explicou que a análise do que servirá para compor o Memorial será feita em parceria com o Departamento de Registro, Arquivo e Documentos do Legislativo, que é coordenado pela encarregada de arquivo, Giane Boscolo. O e-mail do departamento responsável pelo assunto é arquivo@camaralimeira.sp.gov.br e o telefone é: (19) 3404 7514.
Caberá ao Memorial valorizar a memória como um direito fundamental do ser humano, por meio da conservação e difusão do conhecimento e da história, identificar, gerir, preservar, restaurar, organizar e classificar todo o material que integre o acervo do Memorial, além de realizar pesquisas com a finalidade de resgatar documentos, registros e objetos de reconhecido valor à história da Câmara que estejam em poder de terceiros, promover exposições para ampliar o conhecimento do público sobre pessoas e fatos relevantes para o Legislativo, e realizar parcerias para a captação de recursos para a implantação e a manutenção das atividades do Memorial.
Foi um projeto de resolução, de autoria da Mesa Diretora, que possibilitou a criação do Memorial do Legislativo. A Mesa é formada pelos vereadores Ronei Martins (PT), que é o presidente, professor José Farid Zaine (Pros), que responde pela vice-presidência, Nilton Santos (PRB), que é o secretário, e, atuando pela segunda secretaria, está José Couto de Jesus (Totó do Gás – PSC). Integram à comissão organizadora das celebrações dos 170 anos da Câmara Farid, Dr, Júlio (DEM), Wilson Cerqueira, professora Érika Monteiro (ambos do PT) e Miguel Lombardi (PR).
FIQUE POR DENTRO
A Câmara organiza uma coletiva de imprensa, para o próximo dia 11, às 14h30, no Legislativo, quando detalhes sobre a programação dos 170 anos serão divulgados ao público. Na Sessão Ordinária do dia 14 de julho, Berto usará a Tribuna Livre para explicar como o Memorial funcionará.