Além disso, os documentos serão armazenados de forma mais adequada
A reestruturação do arquivo da Câmara Municipal de Limeira, responsável pela manutenção do acervo do Legislativo, está acontecendo, em atendimento às leis federais 8.159, de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e demais legislações arquivísticas, e 12.527, de 2011, relacionada ao acesso à informação. A Casa contará nos próximos dias com um arquivo deslizante, que é um móvel que se movimenta sobre trilhos.
De acordo com a encarregada do Departamento de Registro, Arquivo e Documentos, Giane Boscolo, o arquivo deslizante proporciona a otimização do espaço e a guarda adequada dos documentos, com as instalação de módulos de armazenamento que deslizam. Ela explicou que os módulos se movem sobre trilhos, utilizando um sistema mecânico, armazenando, de forma segura, limpa, organizada e de fácil acesso, 2.352 caixas poliondas e 2.100 pastas suspensas. “O objetivo é oferecer ao cidadão acesso rápido a todo o conteúdo do acervo da Câmara”, afirmou Giane.
O secretário Legislativo, Douglas Rodrigo, pontuou que, por meio da atuação da Comissão de Avaliação de Documentos da Casa, um plano de classificação e uma tabela de temporalidade de documentos estão sendo elaborados. “A ideia é reduzir ao essencial a documentação acumulada, sem prejuízo à administração e à comunidade, agilizando a comunicação e racionalizando a produção de documentos”, explicou ele.
A instalação dos módulos que resultarão no arquivo deslizante da Câmara ocorre entre 2 e 5 de julho.