• Inicio
  • Notícias
  • Secretaria Municipal da Educação, em resposta a documento aprovado pela Câmara, revela que está elaborando programa ?Paz nas Escolas?

Secretaria Municipal da Educação, em resposta a documento aprovado pela Câmara, revela que está elaborando programa ?Paz nas Escolas?

Executivo se pronuncia após moção de apelo da vereadora professora Érika Monteiro para que governos se unam em prol de políticas públicas contra a violência no ambiente escolar

Data de publicação: 25/06/2014 11:26 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Segundo a vereadora professora Érika Monteiro, do Partido dos Trabalhadores (PT), a fronteira entre a escola e a violências das ruas deixou de existir, pois atos de vandalismo, agressões, confrontos entre gangues, tráfico de entorpecentes e até assassinatos têm ocorrido no ambiente escolar. Buscando uma manifestação do Legislativo acerca do assunto, a parlamentar registrou, em abril, moção de apelo aos governos federal, estadual e municipal, para que políticas públicas propositivas tragam o fim da violência no ambiente escolar. A matéria é assinada também pela bancada do seu partido, formada por Ronei Martins, Aloízio Marinho de Andrade e Wilson Cerqueira. Em resposta, a Secretaria Municipal da Educação revelou que está compondo uma comissão para elaborar o programa “Paz nas Escolas”, que contará com trabalhos pedagógicos nas instituições educacionais de Limeira.

Segundo Érika Monteiro, a violência escolar tem se constituído nos últimos anos como um problema social, sendo tema de debate público, avaliada, pela vereadora, como um “fenômeno”. “O assunto possui determinações complexas, expondo as mais diversas relações que compõem o universo escolar, entre alunos, pais e professores”, considerou a parlamentar. Para ela, os professores são os que mais perdem com esses episódios, pois os conflitos geram estresse físico e psíquico. “Além disso, os alunos acabam tendo mais um obstáculo na produção de seu conhecimento, imprescindível para o exercício da cidadania, e toda a comunidade escolar no que tange o desenvolvimento de suas funções”, completou.

Na moção, Érika Monteiro lembrou que, no final dos anos de 1990, o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) realizou a campanha “Paz nas Escolas”, para analisar, debater e agir em relação à violência no ambiente escolar. “O Estado, portanto, não encaminha soluções eficazes, que garantam a nossa segurança, por isso protocolamos esse documento no Legislativo, para que esse assunto ganhe cada vez mais notoriedade e sensibilize os governos a lutar pela causa”, afirmou a vereadora.

Nas considerações da moção, dois episódios ocorridos em abril em Limeira, envolvendo o ambiente escolar, foram citados. Um é relacionado à aluna que foi espancada por outras garotas e outro é de uma professora que foi agredida verbalmente por pais de um estudante, após orientações recebidas quanto ao comportamento dele em sala de aula. “Atos assim, infelizmente, ocorrem frequentemente dentro das escolas e nem sempre ganham notoriedade. É preciso que nos unamos e fortaleçamos políticas públicas voltadas ao tema”, completou Érika Monteiro que disse ainda que aguardará, e cobrará, a concretização do programa “Paz nas Escolas”, da Secretaria Municipal da Educação, para avaliar quais novas ações podem ser lideradas no município.