• Inicio
  • Notícias
  • Verso e Voz chega ao auge e será dividido em duas edições em 2015

Verso e Voz chega ao auge e será dividido em duas edições em 2015

Escolas Marciliano e Perches se destacam nas declamações; melhor torcida foi a do Castello

Data de publicação: 06/06/2014 12:22 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Verso e Voz chega ao auge e será dividido em duas edições em 2015
Verso e Voz chega ao auge e será dividido em duas edições em 2015

Mais uma vez o Verso e Voz fez história. A edição de 2014 do concurso de declamação de poesias mais aguardado entre as escolas, ocorrido na tarde desta quinta-feira, 5, foi sucesso. Nas declamações, as medalhas de ouro foram para as escolas José Marciliano da Costa Junior, no ensino fundamental, e Antonio Perches Lordello, no médio (veja a premiação completa abaixo). A atividade foi organizada pelo gabinete do vereador professor José Farid Zaine (Pros), Centro do Professorado Paulista (CPP), Diretoria de Ensino (ambos regionais de Limeira) e Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura. O apoio foi da Câmara.

Os jovens animados e entusiasmados deram uma lição de respeito durante as apresentações das declamações. “Eles adoram fazer festa, gritar e vibrar por suas escolas, mas é incrível como ficam em silêncio absoluto enquanto as poesias são interpretadas em palco. O Verso e Voz, além de todos os benefícios culturais e educacionais trazidos às escolas que participam, também colabora, de forma brilhante, com o trabalho de formação de público”, opinou Farid, que é o idealizador da iniciativa. Para ele, o concurso chegou ao seu auge neste ano, pois as escolas estão se empenhando cada vez mais, havendo a necessidade, para 2015, do projeto ser dividido em duas etapas. “Se as inscrições do próximo ano seguirem esse ritmo, vamos ter um Verso e Voz para o ensino fundamental e outro para o médio”, declarou ele. Dezesseis escolas participaram do concurso neste ano.

 

Medalha de ouro no ensino fundamental foi da escola José Marciliano da Costa Junior

 

Outra situação que chamou a atenção do vereador é como os alunos vestem a camisa das escolas. “Isso é maravilhoso em tempos de tantas notícias sobre violência nas escolas. Por isso o slogan do concurso é ‘a paz está em nós, por isso eu vou de Verso e Voz’”, completou.

A equipe de avaliadores das declamações foi composta pela presidente da Academia Limeirense de Letras (ALLe), Adriana Pessatte Azzolino, pelo diretor de teatro, Daniel Martins, e pela representante da Secretaria de Estado da Educação, Roseli Ventrella. No caso das torcidas, as observações foram da produtora cultural Janaína Luz, atriz Ariane Martins e diretor de teatro Jonatas Noguel. “Sempre é um prazer fazer parte do Verso e Voz. A gente conhece tantos talentos que estão nas escolas”, declarou Daniel Martins. Após todas as apresentações, a Escola Núcleo de Teatro trouxe cenas inspiradas em Charles Chaplin.

 

Medalha de ouro no ensino médio, Antonio Perches Lordello

 

O poeta limeirense Otacílio Monteiro, que é também o presidente da Associação Cultural de Artistas e Técnicos de Limeira (Acarte), viu dois estudantes darem vida a poesias de sua autoria. “O evento foi muito bem organizado. Parabéns a todos os estudantes, professores e poetas que cederam seus textos”, disse. “O Verso e Voz é uma prova de que há ternura, ótima energia e força de vontade no ambiente escolar. Quem dera houvesse mais iniciativas como essa”, completou.

Na abertura, além de Farid, falaram com o público as diretoras Fernanda Moreira, que representou o prefeito Paulo Hadich (PSB), e Mirna Mugnani Kubgigleo, representante da secretária de Cultura, Glaucia Bilatto, o presidente da Câmara, Ronei Martins (PT), a representante do CPP, professora Mari Kelly Rissoti Ribeiro, e o dirigente de ensino, professor José Roberto Varussa.

 

Veja as escolas destacadas pelo júri:

 

DECLAMAÇÃO – ENSINO FUNDAMENTAL

Ouro: José Marciliano da Costa Junior

Prata: Antonio Perches Lordello

Bronze: Paulo Chaves

 

DECLAMAÇÃO – ENSINO MÉDIO

Ouro: Antonio Perches Lordello

Prata: Dorivaldo Damm

Bronze: Gabriel Pozzi

 

PERFORMANCE

Ouro: Dorivaldo Damm (Ensino Médio)

Prata: Antonio de Queiroz (Ensino Médio)

Bronze: Arlindo Silvestre (Ensino Médio)

 

FIGURINO

Ouro: Antonio de Queiroz (Ensino Fundamental)

Prata: José Marciliano da Costa Junior (Ensino Fundamental)

Bronze: Dorival Damm (Ensino Médio)

 

MAQUIAGEM

Ouro: Lázaro Duarte do Páteo (Ensino Médio)

Prata: Arlindo Silvestre (Ensino Médio)

Bronze: Pedro Rafael da Rocha (Ensino Médio)

 

TRILHA SONORA

Ouro: Antonio de Queiroz (Ensino Fundamental)

Prata: Dorivaldo Damm (Ensino Fundamental)

Bronze: Antonio de Queiroz (Ensino Médio)

 

CENOGRAFIA

Ouro: Dorivaldo Damm (Ensino Médio)

Prata: Arlindo Silvestre (Ensino Médio)

Bronze: Antonio Perches Lordello (Ensino Fundamental)

 

TORCIDA

Ouro: Castello Branco

Prata: Antonio de Queiroz

Bronze: Dorivaldo Damm