Atividade cultural que mistura literatura e teatro chega nesta quinta com público pedindo mais
Não dá mais para ficar sem o “Verso e Voz” na programação de Limeira. A constatação é da própria equipe organizadora do projeto, criado e coordenado pelo vereador professor José Farid Zaine (Pros) que, em 2014, ocorre nesta quinta-feira, 5, às 13h30, no Teatro Vitória. Trata-se de um concurso literário de poesias, em que os alunos das escolas participantes – neste ano, são 16 – se transformam em declamadores, sendo analisados e avaliados por uma equipe de jurados. Ao final do evento, medalhas são distribuídas aos primeiros, segundos e terceiros lugares nos quesitos declamação, performance, figurino, maquiagem, trilha sonora e cenografia. O Centro do Professorado Paulista (CPP), a Diretoria de Ensino – regionais de Limeira - e a Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, se unem ao gabinete do vereador para a realização da atividade. A Câmara apoia a iniciativa.
Segundo Farid, a surpresa neste ano é a adesão das escolas, três a mais em relação a 2013, que resultam em 24 apresentações. No ano passado, foram 17. É que as escolas podem participar em até duas categorias, fundamental e médio. “Neste ano, o número de ingressos disponível para cada escola diminuiu, já que há mais apresentações, e ele é definido de acordo com os participantes, para que nenhuma escola leve mais ou menos alunos”, destacou o vereador. Para ele, este é considerado um “fato novo” para os organizadores. “A gente sabe que as escolas adoram participar do ‘Verso e Voz’, mas é a primeira vez que elas lamentam não poderem levar mais alunos ao teatro para participar do projeto. Isso não pode ser considerado um problema, mas sim, ser visto com muita alegria, pois o sucesso evidencia e garante a continuidade do evento”, argumentou Farid.
O idealizador da atividade planeja, inclusive, numa nova metodologia para o “Verso e Voz” no próximo ano. “Para chegar a mais escolas, angariando outros participantes, poderemos dividir o projeto em duas apresentações. Em um dia, participam os declamadores do ensino fundamental, no outro, estudantes do médio. Assim, ninguém fica chateado, cabendo mais pessoas no teatro”, explicou ele.
Os alunos do ensino fundamental declamam, obrigatoriamente, poesias de autores limeirenses. Já os participantes do projeto, que estejam no ensino médio, apresentam poesias de autores consagrados da língua portuguesa. As declamações serão avaliadas por Adriana Pessatte Azzolino, Daniel Martins e Roseli Ventrella. As torcidas também são observadas e, ao final das apresentações, as melhores recebem medalhas. Neste caso, a equipe de júri da torcida será composta por Jonatas Noguel, Ariane Martins e Janaína Luz. O Espaço Núcleo de Teatro fará uma participação especial, com uma homenagem aos participantes do “Verso e Voz”.
As escolas participantes do “Verso e Voz” são:
Antonio de Queiroz
Gabriel Pozzi
Carolina Arruda Vasconcellos
Gustavo Picinini
Antonio Perches Lordello
Pedro Rafael da Rocha, de Santa Gertrudes
Castello Branco
José Marciliano da Costa Junior
Irmã Maria do Santo Inocêncio Lima
Dom Tarcísio do Amaral
Lázaro Duarte do Páteo
Maria Aparecida Soares de Lucca
Arlindo Silvestre
Paulo Chaves
Dorivaldo Damm
Leovegildo Chagas Santos
SERVIÇO
“Verso e Voz”
Quinta-feira, 5 de junho, às 13h30
Teatro Vitória (Praça Toledo Barros, s/nº - Centro)
Entrada franca, mas os ingressos são destinados apenas às escolas participantes
Classificação Indicativa: Livre