A saúde e o direito do cidadão

Em resposta a Erika Tank, secretário de Saúde garante que, após alta hospitalar, o retorno de pacientes acamados em ambulância é garantido pela Constituição Federal

Data de publicação: 28/05/2014 14:21 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


A saúde e o direito do cidadão
A saúde e o direito do cidadão

A saúde tem sido frequente nos assuntos debatidos no Legislativo limeirense. Uma das discussões ocorreu por intermédio da vereadora Erika Tank (Pros), que por meio de requerimento indagou sobre o transporte de pacientes acamados realizado por ambulâncias da Secretaria de Saúde, bem como a quantidade de veículos disponíveis para atendimento e o estado de conservação deles. Em resposta enviada à parlamentar, o secretário Luiz Antonio da Silva esclareceu que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante o atendimento nos casos envolvendo a alta hospitalar dos pacientes acamados quanto ao transporte e retorno às suas residências, determinando o ressarcimento pelo Plano de Saúde quando possível. Sendo assim, o secretário informou, em reunião com a vereadora, que essa determinação seria repassada à Central de Ambulância, atendendo ao pedido de Erika para que todos os munícipes passassem a ter acesso a essa garantia. 

Ainda na resposta ao requerimento, o secretário pontuou que é mais intensa a demanda de ambulâncias nos casos de ortopedia e fisioterapia, sendo que, em situações de emergência, a frota municipal não pode atender. “Temos dezenove ambulâncias em bom estado”, escreveu o secretário. Ele responde também ao questionamento quanto ao número de atendimentos realizados de setembro de 2013 a fevereiro de 2014 pelas ambulâncias municipais: Setembro – 2084 atendimentos / Outubro - 2388 / Novembro – 2439 / Dezembro – 1784 / Janeiro – 1794 / Fevereiro – 1988. Por fim, o secretário garantiu que os hospitais que atendem pelo SUS dispõem de ambulâncias disponíveis aos pacientes e negou que exista lacuna no atendimento na base da Central de Ambulâncias.