Câmara e Unimep assinam convênio de cooperação técnica e científica
Parceria: Câmara e Unimep assinam convênio de cooperação técnica e científica
O estabelecimento e a regulamentação de um programa de cooperação técnica começam a ocorrer graças a uma parceria firmada na manhã desta terça-feira, 27, entre a Câmara Municipal de Limeira e a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), por meio do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), responsável pelos cursos de mestrado profissional e doutorado em administração, da Faculdade de Gestão e Negócios. Entre os participantes da assinatura do convênio, estavam, representando o Legislativo limeirense, o presidente Ronei Martins (PT), os secretários de Negócios Jurídicos, Marcelo Zovico, e de Administração e Finanças, José Aparecido Vidotti, e a diretora da Escola Legislativa, Mara Jaqueline de Oliveira. O reitor da universidade, professor doutor Gustavo Jacques Dias Alvim, além de outros professores e pesquisadores da Unimep, também participaram.
Vidotti explicou que a Unimep colocará seu quadro de pesquisadores à disposição para elaborarem ferramentas que busquem facilitar o entendimento dos dados orçamentários da Câmara. “A ideia é que ocorra, com transparência, uma tradução, de forma mais leve e fácil, das publicações do Legislativo”, completou. Ele revelou que, em reuniões posteriores, diversas situações e apoios poderão trazer bons resultados às atividades da Câmara. “Vamos elaborar, de forma conjunta, informações complementares e termos aditivos que singularizem as ações e as atividades entre as partes envolvidas”, finalizou o secretário.
O professor da UFSJ, doutorando pela Unimep, André Luís Bertassi, que também participou da assinatura do convênio, pontuou que a cooperação técnica e científica é uma construção contínua de ideias que resultem, com o tempo, numa sociedade podendo ter acesso às informações de uma maneira menos burocrática e mais clara. “Não basta a Câmara divulgar, por exemplo, o balanço orçamentário, mas é preciso buscar, de forma coerente, a sua interpretação, para que a sociedade possa compreender, de maneira mais eficaz, o que os dados contidos nele representam. Esse é um dos eixos dessa importante parceria, auxiliar na ciência do gasto público”, destacou.
Para o coordenador dos cursos de mestrado e doutorado em Administração da Unimep, professor Dr. Antonio Carlos Giuliani, este será o primeiro passo para uma parceria de sucesso com o Legislativo na construção daquilo que tanto a universidade quanto a Câmara têm em comum: levar serviços de qualidade à comunidade. “O convênio permitirá o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa com a finalidade de contribuir com a administração pública de Limeira, corroborando com a participação da sociedade em resgatar o direito da cidadania”, disse.
Já a professora Dagmar Pinto de Castro, professora do PPGA da Unimep, destacou como resultado da parceria a possibilidade de elucidar a sociedade quanto às políticas públicas integradas e integradoras.
Para Ronei, que garantiu ainda que novas parcerias com a Unimep poderão surgir via Escola Legislativa a partir de agora, sua gestão tem defendido a aproximação do Legislativo com os cidadãos e as universidades, por meio de debates sobre os mais variados assuntos. “É preciso a união de forças em prol da população e isso também se dá quando a sociedade reconhece a Câmara como uma prestadora de serviço. Com esse convênio, facilitaremos o entendimento das pessoas sobre os dados públicos e, ainda, a compreensão sobre a forma com que o dinheiro está sendo gasto”, comentou o presidente da Câmara.
Não há custo algum nesta cooperação técnica, sendo o convênio de 5 anos, a partir da data da assinatura.