• Inicio
  • Notícias
  • Dependência química foi discutida na tribuna livre desta segunda

Dependência química foi discutida na tribuna livre desta segunda

Médico especialista no assunto fez uso da tribuna para debater sobre as drogas

Data de publicação: 21/05/2014 08:53 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Dependência química foi discutida na tribuna livre desta segunda
Dependência química foi discutida na tribuna livre desta segunda

A dependência química continua sendo um dos mais fortes problemas sociais do século 21, em pessoas de várias idades, sexos e classes sociais, que perdem o controle físico e mental pelo uso excessivo de drogas, colocando suas vidas em risco e trazendo preocupações e angústias aos amigos e familiares. Preocupada com essa situação, a vereadora Dra. Mayra Costa (PPS) convidou o médico cirurgião torácico e especialista em dependência química pela USP, Dr. Ignácio Leite da Costa, para debater sobre o assunto na tribuna livre da Sessão Ordinária desta segunda-feira (19).

Durante o debate, Ignácio Costa abordou sobre a importância de reabertura do Conselho Municipal Antidrogas (Comad), que está desativado em Limeira desde 2011. Para ele, é necessário um conselho municipal para direcionar ações em prol do tratamento das drogas, sendo que a procura de pessoas para se tratar é grande. A abordagem, aliás, já foi questionada muitas vezes por Dra. Mayra por meio de requerimentos e indicações. De acordo com o gabinete da vereadora, as respostas do Executivo sempre apontam que a reabertura do conselho está em andamento e que até o presente momento não foi estabelecida uma data para sua reativação.

“É preciso implorar uma atenção especial do senhor prefeito para o assunto. A vinda do conselho será relevante para o tratamento de muitos dependentes químicos. E​mbora a vereadora Dra. Mayra e eu temos trabalhos ativos na pastoral da sobriedade, como agentes em defesa do combates das drogas, é necessário a reabertura do conselho para atender a alta quantidade de demandas”, enfatizou o médico.