Médico especialista no assunto fez uso da tribuna para debater sobre as drogas
A dependência química continua sendo um dos mais fortes problemas sociais do século 21, em pessoas de várias idades, sexos e classes sociais, que perdem o controle físico e mental pelo uso excessivo de drogas, colocando suas vidas em risco e trazendo preocupações e angústias aos amigos e familiares. Preocupada com essa situação, a vereadora Dra. Mayra Costa (PPS) convidou o médico cirurgião torácico e especialista em dependência química pela USP, Dr. Ignácio Leite da Costa, para debater sobre o assunto na tribuna livre da Sessão Ordinária desta segunda-feira (19).
Durante o debate, Ignácio Costa abordou sobre a importância de reabertura do Conselho Municipal Antidrogas (Comad), que está desativado em Limeira desde 2011. Para ele, é necessário um conselho municipal para direcionar ações em prol do tratamento das drogas, sendo que a procura de pessoas para se tratar é grande. A abordagem, aliás, já foi questionada muitas vezes por Dra. Mayra por meio de requerimentos e indicações. De acordo com o gabinete da vereadora, as respostas do Executivo sempre apontam que a reabertura do conselho está em andamento e que até o presente momento não foi estabelecida uma data para sua reativação.
“É preciso implorar uma atenção especial do senhor prefeito para o assunto. A vinda do conselho será relevante para o tratamento de muitos dependentes químicos. E​mbora a vereadora Dra. Mayra e eu temos trabalhos ativos na pastoral da sobriedade, como agentes em defesa do combates das drogas, é necessário a reabertura do conselho para atender a alta quantidade de demandas”, enfatizou o médico.