Por meio da iniciativa da vereadora Dra. Mayra em 2013, o Dia de Conscientização de Doenças Autoimunes é celebrado no município
O Dia de Conscientização de Doenças Autoimunes é celebrado anualmente em Limeira todo dia 19 de maio. A data foi incluída no calendário municipal em abril do ano passado, por meio de um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal, de autoria da vereadora Dra. Mayra Costa (PPS).
De acordo com a parlamentar, as doenças autoimunes podem ser apontadas como uma desordem imunológica, sendo que sua característica reside no fato da diminuição da tolerância aos componentes do próprio organismo devido a uma alteração no processo de diferenciação de antígenos externos, os vírus e as bactérias, por exemplo, além do próprio organismo de uma pessoa. Elas têm origem na relação entre fatores externos (ambientais) e fatores intrínsecos do organismo, como predisposição genética, alterações nos níveis hormonais e baixo controle imuno-regulatório. De acordo com pesquisas cientificas estudadas pela parlamentar, as doenças cresceram nos últimos 40 anos, sendo que em nível mundial, médicos e pesquisadores presumem que ela ataque de 15 a 20% da população. Dentre as mais de 30 doenças, destacam-se a esclerose múltipla, a anemia hemolítica, a doença de celíaca, a diabetes mellitus tipo I, a artrite reumatoide, a oftalmia simpática, a dermatite herpetiforme, a sarcadoise, entre outras. O diagnóstico pode ser realizado por meio de exames laboratoriais de sangue e os principais sintomas dessas patologias são mal-estar geral, febre, dores articulares, fraqueza, queda de cabelo, feridas, dores articulares, reação cutâneas, indisposição e doenças oportunistas pela falta de imunidade, como a pneumonia, a herpes e a gripe. O tratamento consiste na inibição do sistema imune através de drogas imunossupressoras, como o uso de corticoides.
“É preciso que o Poder Executivo realize atividades que englobem esta data, já que ela é lei aprovada pela Câmara e muito importante para o debate da sociedade”, afirmou a parlamentar.