• Inicio
  • Notícias
  • Darci quer mais rigor em lei que regulamenta acompanhantes em consultas médicas

Darci quer mais rigor em lei que regulamenta acompanhantes em consultas médicas

Vereador apresentou projeto na semana passada

Data de publicação: 19/05/2014 20:01 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Darci quer mais rigor em lei que regulamenta acompanhantes em consultas médicas
Darci quer mais rigor em lei que regulamenta acompanhantes em consultas médicas

Aprovada em 2013 pela Câmara Municipal de Limeira, a lei que garante o direito a um acompanhante às consultas médicas em toda rede pública e hospitais privados da cidade, de autoria do vereador Darci Reis, do PR, poderá tornar-se mais rígida. É o que pretende o parlamentar que, em nova propositura apresentada na semana passada, no Legislativo, aplica multa de até R$ 2,014 mil às instituições de saúde que descumprirem a norma.

Darci disse que relatos chegaram ao seu gabinete e confirmam que sua lei não tem sido cumprida, em alguns casos, desde que sancionada pelo prefeito Paulo Hadich, do PSB, o que ocorreu no último dia 25 de junho. “Não havíamos programado a multa na propositura inicial, por entendermos, à época, que os hospitais iriam aderir à norma, compreendendo a sua importância, já que, em muitos casos, os acompanhantes podem ceder informações importantes sobre o paciente, colaborando, inclusive, com o correto diagnóstico”, justificou o vereador. No novo projeto de lei apresentado por Darci, os parlamentares médicos do Legislativo, Dr. Júlio (DEM), Dra. Mayra Costa (PPS) e Dr. Raul Nilsen Filho (PMDB), também assinam.

O documento legislativo passará pelas comissões permanentes da Câmara para ser devidamente estudado. Caso receba pareceres favoráveis delas, irá ao debate em Plenário.