Propositura de autoria do Dr. Júlio, que inclui o dia da fibromialgia no calendário do município, é aprovada pelos vereadores da Câmara
A propositura de lei que inclui no calendário oficial de Limeira o dia da conscientização sobre a fibromialgia, de autoria do vereador Dr. Júlio (DEM), foi aprovada durante a última sessão ordinária (12) da Câmara Municipal.
A fibromialgia trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central, caracterizada por dores crônicas que migram por vários pontos do corpo do ser humano, se manifestando especialmente nos tendões e nas articulações. Em 90% dos casos a doença atinge mulheres de 35 a 50 anos, não provoca inflamações e nem deformidades físicas, mas pode estar relacionada a outras doenças reumatológicas. Os principais sintomas da doença são fadiga, dor generalizada, distúrbios emocionais e psicológicos, falta de disposição e energia, a sensibilidade durante a micção, alterações do sono, síndrome do cólon irritável, dentre outros. O diagnóstico da patologia se baseia na identificação dos pontos dolorosos, mas ainda não existem exames laboratoriais que possam orientá-lo. Além disso, o tratamento da fibromialgia exige cuidados multidisciplinares, entretanto, o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, a prática de atividades físicas regulares, o acompanhamento psicológico e emocional, massagens e acupuntura são eficazes para o controle da doença.
De acordo com o parlamentar, a data escolhida no calendário municipal é dia 12 de maio, a data mundial da fibromialgia. “É notória a insuficiência das iniciativas de prevenção e diagnóstico dessa doença, e, a nível municipal, o presente projeto intenta estipular data que suscite a maior atenção sobre essa patologia, assim também como incentivar campanhas executadas pelas unidades de saúde em atenção ao dia”, ressalta Dr. Júlio.