Dalva Radeschi, diretora do Sindicato dos Bancários, usou a tribuna para discursar sobre os motivos de celebrar o dia 1º de maio
A convite do vereador Wilson Cerqueira (PT), a diretora do Sindicato dos Bancários de Limeira, Dalva Radeschi, fez uso da tribuna na Sessão Ordinária do dia 5 de maio, para discursar sobre o Dia do Trabalhador, celebrado anualmente no dia 1º de maio.
A data é celebrada em memória aos trabalhadores que participaram da manifestação ocorrida em Chicago, nos Estados Unidos, em 1886, pela redução de mais de doze horas para oito horas de jornada de trabalho, ocasião que a polícia reprimiu, matando dezenas de operários. De acordo com a diretora sindical, o maior problema denunciado naqueles tempos pelos trabalhadores era a LER/DORT (lesão por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho), ocasionados pela alta frequência dos movimentos repetitivos e postura forçada, decorrentes do ritmo com que trabalhavam. Ela conta que nos dias de hoje a maior dificuldade encontrada pelos trabalhadores é a cobrança crescente e a pressão por produtividade, responsável pelo índice elevado de traumas psicológicos e do desenvolvimento de doenças como a depressão e a síndrome do pânico.
Para Cerqueira, comemorar essa data é relevante a todos. “O dia 1º de maio é importante por nos propor uma conscientização sobre as condições de vida e trabalho a que estão sendo submetidos os trabalhadores de diversas categorias profissionais. Além disso, devemos refletir também sobre os direitos trabalhistas conquistados pela luta dos trabalhadores”, ressaltou o parlamentar.