• Inicio
  • Notícias
  • Dra. Mayra solicita informações do projeto de lei que custeia o tratamento para dependentes químicos

Dra. Mayra solicita informações do projeto de lei que custeia o tratamento para dependentes químicos

Vereadora do PPS apresentou requerimento à prefeitura, solicitando informações quanto a projeto de lei que pretende custear o tratamento para usuários de drogas

Data de publicação: 06/05/2014 12:18 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Dra. Mayra solicita informações do projeto de lei que custeia o tratamento para dependentes químicos
Dra. Mayra solicita informações do projeto de lei que custeia o tratamento para dependentes químicos

A vereadora Dra. Mayra Costa (PPS) apresentou requerimento à Prefeitura Municipal de Limeira no último dia 24, pedindo informações a respeito do projeto de lei criado pela Secretaria de Saúde, que custeia o pagamento do tratamento especializado para dependentes químicos.

Segundo a propositura, o município vai adquirir 1 mil leitos em prol do tratamento. Disposta a obter novas informações sobre o proposta do Executivo, a parlamentar questionou se a Prefeitura possui estudo ou estatísticas para identificar a necessidade de quantas vagas serão suficientes para atender aos pacientes. Ela pergunta como está o andamento do projeto e quais são os critérios para a contratação do serviço. Dra. Mayra indagou também quais estratégias serão desempenhadas pelo município, sabendo que na cidade só há três clínicas regularizadas para tratamento da dependência química, que não têm capacidade para abrigar os novos leitos. Além disso, outro questionamento apontado pela parlamentar é por qual motivo que o projeto não busca programas custeados pelo Estado, usando como exemplo o programa estadual Recomeço, que tem o valor de repasse de R$ 1, 350 mil por paciente, e dispõe um trabalho voltado à prevenção e reinserção social, para atender em Limeira.

“Devido  à importância do assunto e o aumento da demanda de pacientes, é necessário buscar políticas públicas eficazes para a recuperação, a reinserção social e a prevenção das drogas. É relevante também conseguirmos o apoio dos programas custeados pelo Estado, não requerendo assim custos ao município, custos esses que podem ficar reservados para outros tipos de trabalho. Portanto, é por este motivo que envio o requerimento”, enfatizou Dra. Mayra.