Equipe do Creas constatou problemas com o idoso
Após receber a informação de que um idoso que reside na Vila Eliza Fumagalli sofre por maus-tratos, o vereador José Eduardo Monteiro Júnior, o Jú Negão, do PSB, encaminhou à presidente do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), Ana Maria Sampaio, uma denúncia relatando a situação. Foi então que o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), órgão responsável pelo acompanhamento dos casos de violação dos direitos das pessoas idosas e deficientes, contribuiu para a apuração do caso. Uma equipe técnica visitou o local e declarou ao parlamentar que há maus-tratos e negligência com o idoso.
“O idoso foi encontrado em situação de abandono e péssimas condições de higiene e cuidados gerais”, escreveu a diretora da Proteção Social Especial, Paula Furlan Gomes, a Jú Negão. “O senhor está apenas sobrevivendo, sem receber nenhum tipo de apoio, alimentos ou cuidados básicos”, completou.
Segundo a denúncia encaminhada ao vereador Jú Negão, os responsáveis pelo idoso usam, de forma indevida, a aposentadoria dele. “Durante a visita inicial, isso não foi esclarecido ainda, mas, agora, com o acompanhamento do Creas, acreditamos que esse senhor terá condições mais adequadas para viver, iremos continuar acompanhando o caso”, comentou o parlamentar.
Paula garantiu que o caso passou a ser acompanhado sistematicamente pelo Creas e todas as providências necessárias para a preservação da vida e o enfrentamento da situação de risco e violação dos direitos do idoso serão tomadas. “Caso reste como último recurso, poderá ser realizado o asilamento do idoso”, finalizou a diretora.