Os hospitais de Limeira que oferecem atendimento pediátrico em regime de internação, podem ser obrigados a instalar brinquedotecas com a presença de monitores capacitados para cuidar e orientar as crianças.
Um Projeto de Lei nesse sentido foi apresentado na Sessão Camarária de segunda-feira, 17/10, pelo vereador Carlinhos Silva (PDT).
Segundo o propositor, as brinquedotecas nos hospitais têm como objetivo tornar a estada hospitalar da criança um pouco mais alegre e menos traumatizante, o que, segundo pesquisas atuais, contribuem de forma positiva para a recuperação dos pacientes.
“A criança encontra no brinquedo uma forma de distração e divertimento, passando até mesmo a compreender melhor seu tratamento. Em centro de recuperação ou de apoio a criança com paralisia cerebral, disfunções da fala e audição, problemas motores, etc., a brinquedoteca tem um papel importante, na medida em que reúne e disponibiliza brinquedos e brincadeiras capazes de ativar áreas que precisam ser trabalhadas pelo terapeuta. Além disso, orientam os pais sobre como poderão brincar de forma enriquecedora com seus filhos”, detalhou o parlamentar.
Caso seja aprovada, a nova Lei sujeitará aos infratores às seguintes penalidades: na primeira ocorrência, advertência escrita; na segunda ocorrência, multa de 30 UFESP’s; e a cada reincidência após a aplicação da multa, dobra-se a penalidade em UFESP’s.
O texto está sendo analisado pelas Comissões Permanentes do Legislativo Limeirense.
*Fonte: Gabinete do vereador Carlinhos Silva (PDT)