Um Projeto de Lei do vereador Carlinhos Silva (PDT) quer propiciar às gestantes fumantes a oportunidade de abandonar o vício.
A Propositura, apresentada segunda-feira, 10/10, durante a Sessão Camarária quer possibilitar à gestante fumante, além do pré-natal, fazer parte de Programa da Secretaria Municipal de Saúde de Combate ao Tabagismo.
A intenção é ampliar esse tipo de atendimento a todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos moldes do Programa Antitabagismo que vem sendo desenvolvido pela UBS do Jardim Nova Europa desde o ano passado. Cerca de 130 pessoas já passaram pelo Programa. Dessas, 70 conseguiram largar o vício, o que para os coordenadores, significa uma grande vitória e serve como incentivo para que novos grupos venham a ser formados.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que o tabagismo é a principal causa de morte no planeta. O cigarro é o responsável por 10 mil vítimas diárias.
“A gestação, de um modo geral, é um momento muito especial na vida da mulher. A grávida manifesta uma grande preocupação com a saúde do feto e com a gestação. As futuras mães, que fazem uso do cigarro, precisam entender que em seu ventre, carregam um ser em formação, indefeso, completamente dependente e vulnerável”, comentou o parlamentar.
* Fonte: Gabinete do vereador Carlinhos Silva (PDT)