A Audiência Pública do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência foi realizada nesta terça-feira (dia 23), no Plenário “Vereador Vitório Bortolan”.
Durante o evento, que faz parte da Semana de Prevenção as Deficiências, foram discutidas políticas públicas para as pessoas com deficiência.
Na reunião estiveram presentes os vereadores Mário Botion (PR), Paulo Hadich (PSB) e Ronei Martins (PT), o presidente da Câmara dos Vereadores da Terceira Idade, José Antõnio de Moraes Pereira, integrantes do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência e de entidades assistenciais: AINDA, APAE, ARIL, Centro Educacional João Fischer.
“Nesta audiência é importante tratar das questões das deficiências como um todo, com objetivo de definir medidas para melhorar a qualidade de vida deste público e avaliar as iniciativas que estão sendo feitas”, disse Mário Botion.
José Luiz Rodrigues, coordenador do Centro de Habilitação e Treinamento Profissional da ARIL, apresentou algumas atividades que já são desenvolvidas em Limeira: campanhas de conscientização, exames preventivos e ações educacionais efetivas.
Kédima Silva, coordenadora da AINDA, falou sobre o “Projeto Juventude Bem Guiada”, uma campanha de prevenção a acidentes no trânsito. “O Ministério do Trabalho informa que o índice de pessoas que adquirem a deficiência em acidentes é maior do que o número de pessoas que nascem com ela”.
Na audiência foram apresentados problemas que os deficientes enfrentam como: irregularidade nas calçadas, falta de qualidade no transporte coletivo, falta de vagas em creches, entre outros.
“O trabalho de educação e prevenção sobre as deficiências é a melhor forma de conscientizar as pessoas”, destacou o vereador Paulo Hadich.
“É preciso implantar na cidade um programa de mobilidade urbana para evitar problemas como o aumento desordenado de veículos”, explicou o vereador Ronei Martins.
Os assuntos discutidos na audiência serão encaminhados para a reunião do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência.