Vereadores e representantes dos jovens aprovam reunião para estudar o Conselho Municipal da Juventude

Data de publicação: 08/01/2010 00:00 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar

Os vereadores Ronei Costa Martins (PT), Mário Botion (PR), Silvio Brito (PDT), Raul Nilsen Filho (PMDB) se reuniram hoje (dia 8) com representantes de juventude para analisar o Projeto de Lei 432/09 de autoria do Prefeito Silvio Félix (PDT), que “dispõe sobre o Conselho Municipal da Juventude e dá outras providências”.

Esta reunião teve a participação da Conselheira Nacional da Juventude, Gabriela Barbosa Batista e também foi acompanhada pelos assessores dos vereadores Dr. César Cortez (PV), Antonio Braz do Nascimento – Piuí (PR), Paulo Hadich (PSB).

A reunião foi objetiva, já que todos os presentes já tinham conhecimento do projeto, que deve ir a votação na Câmara de Limeira este ano.

Um dos pontos levantados pelos representantes da juventude foi a questão da idade dos jovens representados no Conselho. “O ideal seria que o projeto abrangesse os jovens com idade de 15 a 29 anos e não apenas de 18 a 29 anos”, sugeriu Thiago Alexandre Moraes, do Coletivo Jovem Caipira de Limeira (ligado a REJUMA – Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade).

“O projeto é bom mas precisa ser repensada esta questão do recorte da faixa etária, por exemplo”, sugeriu Moraes.

A Conselheira Nacional da Juventude, Gabriela Batista enfatizou que pelo fato do projeto de lei existir já é um fato positivo. “Mostra a preocupação de se criar este conselho no município, mas é preciso pensar também na representação da sociedade civil, diversificar o Conselho”, disse Gabriela. “Que o Conselho seja deliberativo e paritário, com caráter consultivo e com uma composição de 2/3 da sociedade civil”, completou a conselheira.

Vereador Silvio Brito ressaltou que este projeto está sendo trabalhado há dois anos, desde a época em que era Diretor da Juventude. “Esta discussão é importante e desde o início da elaboração do projeto estamos em contato com os representantes da sociedade, e dentro do possível vamos levar as alterações propostas ao executivo”, destacou o vereador.

“Com este debate estamos permitindo que a juventude participe da formação deste Conselho e posteriormente um Congresso Municipal da Juventude onde periodicamente os jovens poderão expressar as necessidades, trabalhar com políticas públicas”, citou Ronei.

Para dar continuidade a este debate o vereador Ronei (organizador do evento) reservou a data do próximo dia 14 (quinta-feira) para um novo encontro. A confirmação da data e horário será divulgada após a deliberação do presidente do Legislativo, vereador Eliseu Daniel dos Santos (PDT).