• Inicio
  • Notícias
  • Waguinho da Santa Luzia se reúne com comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar

Waguinho da Santa Luzia se reúne com comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar

Sistema Detecta, Muralha Digital e segurança escolar foram debatidos

Data de publicação: 30/05/2023 08:15 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Waguinho da Santa Luzia se reúne com comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar
Waguinho da Santa Luzia se reúne com comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar

Com o objetivo de falar sobre o sistema Detecta São Paulo, Muralha Digital e segurança escolar, o vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania) se reuniu nesta segunda-feira, 29 de maio, com o comandante da 1ª Cia da PM de Limeira, capitão Herlon de Paula. O parlamentar debateu sobre pancadão e trabalho integrado entre a Polícia Militar e a Prefeitura.  

Entre os assuntos abordados, Waguinho perguntou sobre o funcionamento do Detecta, plataforma plataforma de prevenção e investigação criminal que promove a integração de bancos de dados e câmeras de diversas instituições para monitoramento de áreas específicas e auxiliar as polícias no combate ao crime. O capitão disse que não há custo nenhum para o município, inclusive associações de moradores e condomínios também podem integrar suas câmeras ao sistema. 

Outro recurso de monitoramento similar, o Muralha Digital, também foi debatido. O comandante informou ao vereador que a Polícia Militar não tem acesso ao sistema, que é de uso exclusivo da Guarda Civil Municipal (GCM) em Limeira.  

Sobre a ampliação do número de câmeras no município pelo Poder Executivo, o capitão Herlon considerou que é bem-vindo, pois certamente irá contribuir para o trabalho da PM, inclusive na realização de prisões e recuperação de veículos roubados ou furtados.  

Pancadão

O vereador Waguinho pautou ainda demandas de munícipes que reclamam da perturbação do sossego, com os chamados pancadões nos bairros. O comandante da 1ª Companhia disse que a Polícia Militar não está omissa aos casos. “Pelo contrário, está atenta, vigilante, estudando o problema a fim de que seja sanado sem que seja necessário o confronto direto”, salientou.  

Segurança escolar 

Em relação à segurança escolar, o PM explicou que o trabalho de prevenção continua sendo realizado, por meio de rondas durante o dia, à noite e aos fins de semana. “Ele respondeu que tem comparecido pessoalmente às escolas, entrado nas salas de aulas e conversado com os alunos, inclusive, na rede particular de ensino. Também pontuou sobre a necessidade de pais e mães estarem conversando com seus filhos sobre segurança e comportamento nas escolas”, relatou Waguinho da Santa Luzia sobre a reunião com o capitão Herlon. 

Do Gabinete Parlamentar – Vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania)  

Foto do Gabinete Parlamentar

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira  responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.