Professoras apresentam projeto gratuito sobre educação financeira

Presidente intermediará divulgação junto à Secretaria de Educação e Comissão da Casa

Data de publicação: 13/04/2023 15:45 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira

Professoras apresentam projeto gratuito sobre educação financeira

O presidente da Câmara Municipal de Limeira, Everton Ferreira (PSD), recebeu as professoras de Campinas Lubia Cristina Mesquita e Lucimar Santos, nesta quinta-feira, 13 de abril, que apresentaram um projeto do Instituto Brasil Solidário (IBS), que oferece, de forma gratuita, material sobre educação financeira para escolas públicas, bem como formação sobre o tema para professores. O parlamentar se comprometeu a intermediar a divulgação do projeto junto à Secretaria Municipal de Educação e também à Comissão de Educação e Cultura da Casa.

Segundo as professoras, o IBS é uma  organização social que realiza projetos de cunho educacional, voltados a diversas áreas, dentre elas a educação financeira. O projeto recebe incentivos fiscais concedidos a empresas privadas parceiras e também pela Lei Rouanet. A instituição oferece, atualmente, dois jogos sobre o tema: o  Piquenique e o Bons Negócios, destinados a trabalhar conceitos de economia e investimento com crianças e adolescentes.

De acordo com Lubia, o fornecimento do material educacional para escolas públicas, bem como formação para os professores sobre educação financeira, disponibilizada por meio de plataforma online, são oferecidos de forma gratuita pela instituição. O acesso pode ser feito de duas formas: a escola se inscreve diretamente no projeto ou o próprio município faz a adesão ao convênio”, explicou a professora.

A educadora ressaltou que o projeto de educação financeira do IBS visa tornar o conteúdo mais atraente para os alunos e fazer com que os professores entendam que a matéria não é “um bicho de sete cabeças” e que pode ser tratado de forma transdisciplinar e lúdica nas escolas usando o atividades do dia a dia. “Queremos que os professores vejam que educação financeira não é mais um conteúdo a ser trabalhado e sim o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula. O professor que começa a ter conhecimento sobre educação financeira pode transformar a própria vida”, argumentou Lubia.

Conforme explicou, os jogos trabalham nas crianças e adolescentes o conceito de poupar, para ter uma vida financeira sustentável, e de investir, para alcançar objetivos futuros e ter uma vida financeira melhor. Segundo ela, o objetivo é fazer com que as crianças aprendam, por meio destas ferramentas, a tomar decisões mais racionais sobre o dinheiro.

O instituto também incentiva os professores que participaram da formação em educação financeira a se tornarem multiplicadores na divulgação do projeto, como Lubia e Lucimar estão fazendo. “Vejo com bons olhos professores já atuando na educação financeira buscando multiplicar conhecimento de forma voluntária. Isso é um ato de amor para com a educação brasileira”, afirmou o presidente.

O parlamentar também se comprometeu a intermediar uma reunião entre as professoras e a Secretaria Municipal de Educação, para viabilizar a adesão do município ao convênio com o IBS, e também para divulgar o trabalho junto à Comissão de Educação e Cultura da Câmara.

Educação financeira

As educadoras procuraram o parlamentar após tomar conhecimento da Lei Nº 6591/2021, de autoria de Everton Ferreira, que assegura aos estudantes do ensino fundamental o acesso a conteúdos mínimos sobre Educação Financeira.

Além de instituir o conteúdo nos currículos escolares, o parlamentar também está encaminhando ofícios às escolas municipais se colocando à disposição para ministrar palestras gratuitas sobre o tema.